“Gustavo tenho que mudar meu treino?” “Gustavo porque na academia que faço o professor muda meu treino só a cada 3 meses?” “Gustavo quando posso mudar de treino?”
A mudança melhora, evolução de treino é um fato importante para conseguir novos resultados, que tanto deseja. O que mais presencio é que a mudança de treino, existem somente trocas de exercício: No treino anterior, era Leg press 45º e mudou para Leg Press 90º mas as 3 x 15 continua lá. A Puxada Frente foi trocada pela remada maquina, mas as 4 x 8 continua igual. Será que isso é o suficiente para melhorar os resultados?
Outro dia fiz uma postagem sobre efeito platô, quando o seu corpo deixa de conseguir novos resultados, isso esta relacionado a falta de estímulos novos ou sobrecarga reduzida. Novos métodos, ou simplesmente dar um novo estimulo com novas sobrecargas, são estratégias ate certo ponto validas para melhorar os resultados. Mas não adianta ir aumentando a carga sem uma estratégia que isso pode lhe causar uma bela lesão.
Fatores como descanso entre as series, intervalo de recuperação entre os grupos musculares, cadencia amplitude correta, ponto de descanso entre os movimentos e a ordem em que forem reproduzidos no planejamento de treino entre outros inúmeros fatores. Aplicar todas essas variáveis no seu planejamento de treino, é resultado de uma periodização o que é fundamental quando falamos em um resultado final. “Gustavo tenho 6 meses para viajar para praia quero ficar com um corpo bacana ate lá tem como?” Tem sim vamos planejar o seu treino para que em 6 meses você consiga ter um bom resultado ate lá alinhado com uma dieta orientada por um Nutricionista.
Se o seu professor não souber alinhar essas variáveis em seu treino para que consiga resultados esta na hora de mudar de professor. Hora de partir para o plano G.