Sempre falo que para emagrecimento ou para hipertrofia tem que treinar com intensidade, isso desperta sempre uma duvida grande na maioria das pessoas, pois muitos não sabem os fatores básicos de se programar a intensidade.
Existem duas maneiras de se controlar a intensidade do treino a mais complexa de se fazer é em cima do teste de 1 RM, (repetição máxima), para calcular a intensidade em cima do seu RM é necessário um acompanhamento direto para realizar os testes da melhor forma possível, fato praticamente impossível se você não tem um Personal Trainer do seu lado que tenha o domínio das técnicas e planejamentos de treino. Agora a segunda opção de se entender a intensidade de forma mais simples é aprender a controlar sobre as variáveis de treino, como amplitude, cadencia, intervalo de descanso entre as series, carga relativa e margens de repetições.
O mínimo que o seu professor ou Personal trainer deve fazer ao prescreve o seu treino é instruir todas as relações entre essas variais e explicar como cada uma delas. Mesmo ele conseguindo explicar não significa que o treino seja bom, se o treino não estiver adequado ao seu nível de treinamento. O que mais presencio é professores fazendo seus alunos replicarem alguns exercícios que não estão de acordo com a sua capacidade física.
O segredo é conseguir treinar obedecendo cada uma das variáveis por mais que você não goste do que lhe foi determinado, faça sempre tem algum motivo. A carga que você usa em seu treino é uma ótima variável, mas fundamental saber manipula-la deve realizar as repetições dentro do que lhe foi programado. Muitos alunos comentam que acabam sentindo um sofrimento maior de intensidade quando aplicada todas as variáveis do que quando utilizavam somente muita carga.
E o aeróbico, funciona da mesma maneira aplicado corretamente um belo protocolo de acordo com seu nível de treino lhe proporciona um ganho melhor de resultado sem ficar 30 40 minutos na esteira pós-treino de musculação.