HIPERTROFIA MAIS UMA DICA QUE PODE FAZER A DIFERENÇA

Hipertrofia segundo SANTARÉM (1995), é o aumento no tamanho das fibras musculares devido ao acúmulo de substâncias contráteis, actina e miosina, e de substâncias não contráteis, principalmente glicogênio e água, no sarcoplasma das fibras musculares. Os ganhos de massa muscular proveniente do treinamento, diferem de indivíduo para indivíduo devido ao potencial individual para o desenvolvimento, estrutura física e composição corporal (LEIGHTON,1987).

Os resultados provenientes do treinamento resistido, vem exclusivamente nos segmentos trabalhados e quando se utiliza principalmente os movimentos em sua total amplitude, com ritmo lento ou moderado e com respiração continuada (POLLOCK et al., 1986). O tecido muscular só é ativado quando se aplica tensão sobre suas fibras, caso isso não ocorra ele não se beneficia com o treinamento (FLECK et al., 1999; SANTAREM,1995 ;1999). Essa tensão deve ser de pelo menos 2/3 da força total do músculo (SHARKEY, 1999), ou que seja superior a normalmente suportada (MONTEIRO, 1997 & POLLOCK et al., 1986). Os ganhos de força são devido a capacidade dos músculos desenvolverem tensão e a do sistema nervoso ativá-los (POLLOCK et al., 1986), dentre os mecanismos para aumentar a força, os principais são o maior número de miofibrilas, a melhor coordenação neuromuscular e a maior solicitação de unidades motoras (KISNER, 1992 & SANTAREM, 1999).

A musculação quando prescrita de forma correta promove um belo desenvolvimento, além do estimulo carga, utilizar outras variáveis de intensidade como amplitude, cadencia, tempo de intervalo, escolha correta dos exercícios, divisão correta de treino de acordo com a necessidade e nível de treinamento de cada um dos praticantes. Uma das outras variáveis da hipertrofia seria as repetições na fase excêntrica do movimento onde acabamos gerando mais micro lesões  nas fibras musculares. Resumindo tudo: O músculo sempre acaba recebendo novos estímulos no qual não esta adaptada gerando novas micro lesões nas suas células.

A forma em que você se dedica aos treinos tem total influencia na eficácia de qualquer treino. “Aquela velha historia de que “O treino que meu professor fez pra mim não funciona não cola” a não ser que seja prescrito de modo errado, com toda certeza “você não se dedicou o suficiente para melhorar seus ganhos”.  Ter isso na sua cabeça que a sua dedicação é fundamental para conseguir um ganho de hipertrofia muscular. CUPOM DE DESCONTO DE R$20,00 reais PARA PAGAMENTO A VISTA DA CONSULTORIA ONLINE: Avista20


(Esse artigo já foi lido 200 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*