Ainda tem muitas pessoas que pensam que se deve treinar 4 x 8 para ganhar massa muscular e 3 x 15 para emagrecimento.
O suprassumo da ignorância é quando um profissional de Educação física afirma esse conceito, deixando de lado o volume de treino.
Volume de treino nada mais é que carga x numero de repetições x o numero de series x numero de exercícios, x o numero de treinos que vai realizar por semana dando estimulo seus músculos.
A montagem de um treino é complexa, não é simplesmente escolher exercícios e a quantidade de repetições e “BUM” TREINO PRONTO, tudo vai da forma com que seu professor monte seu cronograma e periodização de treino, se você passou pelo ciclo de ganho de força, ciclo de ganho de resistência muscular, para determinar qual a melhor estratégia para o momento em que você se encontra.
O tempo de intervalo, tempo disponível do aluno para treinar, candência entre as repetições, a escolha dos métodos de treino, tudo isso deve ser considerado para controlar o volume de treino.
Antes de pensar em que carga usar, a prendar a treinar, antes de pensar em aumentar a quantidade de repetições ou colocar exercícios por contra própria converse com seu professor para analisar o seu treino.
O alterar o treino por contra própria pode mais te atrasar do que ajudar, para evoluir você deve ter um bom treino, e boa frequência, dessa forma terá resultados.