Graduado em Educação Física Plena pela UNIVALI e Educação Física Bacharelado em Claretino. Instrutor de Musculação desde 2008. Professor de Pilates formado pelo Instituto Fisio Mar desde 2010. O que é Personal Trainer? PERSONAL TRAINER é o seu professor de condicionamento físico particular que irá lhe instruir na comodidade de seu lar, na academia, no parque ou até mesmo na praia, dependendo de sua disponibilidade e objetivos. “Um treinador Pessoal antes de tudo é um profissional que olha para você e suas necessidades como um todo, pois você não é uma divisão, você é inteiro!
Esta na moda chamar tudo de treinamento funcional, que na teoria teria que ser atividades físicas baseadas na funcionalidade do nosso corpo, com realização de exercícios integrados, e multiplanares. Movimentos básicos, priorizando a estabilização, e aceleração, desaceleração, sempre com um objetivo de melhorar as habilidades do movimento de força da nossa região do Core e uma eficiência ainda maior neuromuscular.
Para a prescrição de um treino funcional o Profissional de educação física deve saber o nível de treinamento do seu aluno para adequar a dose de exercícios para sabê-la as possibilidades de estímulos e resposta garantindo uma eficiência e funcionalidade.
Ao escolher um exercício levando em consideração a perspectiva da funcionalidade não significa que você ira realizar um treino funcional. Um treino para ser considerado funcional deve atender variáveis distintas, volume de cada sessão, frequência dos estímulos de treinamento, relação entre duração de esforço e recuperação, e metodologia. A organização para a realização desses exercícios permite uma eficiência, permite uma melhora ou manutenção na capacidade funcional.
Resumindo que exercício funcional não determina treino funcional, mas o treinamento funcional deve sim selecionar adequadamente exercícios, atendendo a funcionalidade. Essa analise superficial, mostra que a maioria dos “Profissionais de Educação Física” mascaram o conceito de funcional, quando se estabelece um conceito de trabalho, baseando-se em determinados exercícios. O que eu quero dizer, Uma pessoa sedentária, vai realizar o “Circuito Funcional” na beira da Praia, com uma dose de treino inadequado com erros na relação de volume e intensidade, junto com o que falei a cima, ou uma seleção de exercícios, de alto nível de complexidade, pode ser mais “funcional” que lhe orientar em atividades motoras com boas demandas de estabilização, respeitando sua individualidade, considera-se que todo treinamento tem como objetivo único lograr o maior efeito positivo sobre rendimento específico no caso do treinamento funcional efeitos sobre a saúde e qualidade de vida.
Ate mesmo no Treino Funcional deve se respeitar uma periodização para manipular as variáveis de uma forma que a prescrição contenha uma dose adequada de exercícios, que o individuo deve realizar na unidade de treinamento. Treino funcional ou qualquer outro treino realizado adequadamente o individua será estimulado e ira gerar respostas positivas. Aqueles circuitos que vocês realizam na praia, no parque, ou em qualquer outro lugar, podem ajudar como exercícios para melhora na parte cardiorrespiratória, porem não pode ser vendido como treinamento funcional. Fica a dica.
(Esse artigo já foi lido 165 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )