“Gustavo minhas panturrilhas não mudam nunca”
Ter panturrilhas fortes ajuda a equilibrar e manter uma simetria nas pernas, ajudando na força muscular e estabilidade.
Os músculos da panturrilha, em especial o sóleo, possuem uma grande quantidade de fibras tipo I, as chamadas fibras de contração lenta ou oxidativas (Andersen & Kroese, 1978; Sjogaard, 1982) trazendo implicações importantes ao desenvolvimento de grupamento muscular
Fundamental saber trabalhar, pois são solicitadas em varias atividades do nosso dia a dia e possuem uma boa recuperação. Exercícios que podem ser trabalhadas é Panturrilha Sentada, Panturrilha no Leg press, seja ele no leg horizontal ou no leg press 45º, Panturrilha vertical maquina, ou panturrilha em pé podendo ser unilateral ou com ambas as pernas.
Para se conseguir resultados de verdade deve ser trabalhada como os outros músculos com bastante intensidade, utilização de uma boa carga, e amplitude. Aplicar a quantidade de series e repetições necessárias para que garanta um bom estimulo muscular é fundamental, assim como saber qual dos exercícios utilizarem acordo com a sua necessidade é fundamental.
Garanta sempre conseguir utilizar uma boa amplitude de movimento, conseguindo guiar os seus calcanhares para baixo sobre a descida e levantando bem o seu pé para manter uma boa contração. Mantenha os seus joelhos em uma posição fixa para que consiga colocar o foco somente na panturrilha. Suas panturrilhas estão acostumadas diariamente a suportar a sua carga muscular então não será um peso ridículo que te dará alguma mudança.
Realizar um trabalho de alongamento na panturrilha é uma ótima opção para conseguir um bom resultado, um musculo encurtado é um musculo pouco desenvolvido. (Dupont Salter et al., 2003; Fujita et al., 2009), Essa dica é fundamental e principalmente para as mulheres que ficam diariamente utilizando saltos.