O que mais esta na moda é afirmar que treinos rápidos dão muito mais resultados do que treinos longos, alegando que para buscar resultados basta realizar baixo volume de treino e com bastante intensidade.
Eles vão à academia fazem somente exercícios multiarticulares, não realizam aeróbicos e nem abdômen, muito menos fazem a utilização de exercícios monoarticulares, pois jugam desnecessário realizam poucas series, com um volume grande de repetições chegando facilmente à exaustão porque os intervalos entre as series foram minúsculos. O resultado final de uma serie dessa é 15 a 25 minutos ou ate menos, treino de baixo volume. A pessoa acaba levando mais tempo para ir à academia do que para treinar.
Vamos aos fatos, os estudos mostram que para se ganhar massa muscular deve ser realizada a musculação utilizando dose dependente, mostrando que o volume tem sim uma grande influencia nos resultados. Um estudo de metanálise mostrou que ao realizarmos mais de 10 series semanais para cada grupo muscular gera um ganho de 9.8% comparado ao uso de um menor numero de series deixando os resultados inferiores. Maior volume maior resultado.
Treinar com baixo volume pode sim lhe proporcionar resultados, porem é muito mais fácil atingir o efeito platô. Agora se o seu objetivo é hipertrofia treinar com baixo volume não será a melhor opção, o aumento de volume deve ser sempre de forma progressiva e com inteligente, isso não significa que você pode fazer muitas series de uma vez só, existe um limiar superior de volume a ser utilizado para promover um ganho de hipertrofia, para evitar o overtraining geral.
Treinar com baixo volume pode ser utilizado por pessoas que não tem pouquíssimo tempo desde que bem planejado.
Schoenfeld et al. Dose-response relationship between weekly resistance training volume and increases in muscle mass: A systematic review and meta- analysis. J Sport Sci. 2016