Quando nos professores vamos iniciar a montagem dos planejamentos de treino determinamos aspectos importantes e fundamentais para calcular a intensidade do treino de cada aluno.
Uma variável importante é determinar o tempo de intervalo entre as series uns vão dizer que 30 segundos é o suficiente outros vão dar uma margem de 60, outros 90 até 120 por ai vai.
Qual é o intervalo entre séries e exercícios que mais pode trazer ganhos em termos de massa muscular?
Muitos acreditam que existe um numero X de intervalo a ser respeitado em todos os exercícios e series, mas não é bem simples assim. Não existe um tempo de intervalo exato a ser descansado.
Vamos a um exemplo simples: ao realizarmos um exercício comum na academia, rosca alternada, pode exigir um descanso curto como 15 a 20 segundos e você ainda teria energia até mesmo para ir imediatamente para realizar na sequencia outro exercício.
Diferente de quanto realizamos um agachamento livre usando uma carga até 2 vezes maior que o seu próprio peso corporal.
Utilizar um intervalo fixo de descanso e usar em todas as series em alguns momentos podem ser um erro do seu programa de treino, por isso a importância de trabalhar com uma margem de intervalo assim como as margens de repetições.
Como descobrir qual o tempo de intervalo entre as series? Você deve descansar o suficiente para se recuperar e conseguir fazer a próxima série com o máximo de desempenho possível.