Essa semana estava treinando e observando alguns alunos fazendo a utilização do cinturão, quando me veio algumas reflexões sobre essa postagem.
Cinturão: A função do cinto durante o exercício tem como principal função, o aumento da pressão intra-abdominal, contribuindo assim para a estabilidade do tronco, o que poderia favorecer o desempenho dos exercícios com cargas elevadas.
Vai ai onde quero salientar: O cinto é acessório obrigatório para os levantadores de peso olímpico e atletas de powerlifting, modalidades estas, que exigem dos atletas, altos níveis de força e estabilidade do tronco pela ação dos músculos estabilizadores dessa região.
No entanto, um entendimento prévio de como e quando e como usar este acessório, ele pode auxiliar para uma prática eficiente e segura do sua utilização durante os exercícios na musculação. Os estudos as análises realizadas sobre o efeito do cinto no treinamento de força são em sua maioria sobre o exercício agachamento livre, realizado em altas cargas (acima de 80% de 1 repetição máxima). Prestaram bem atenção nessa parte cargas acima de 80% do seu RM.
Maiores erros:
- Utilizar como efeito decorativo andando de um lado para outro na sala de musculação
- Utilizar o cinto em exercícios sentados.
- Utilizar para realizar os movimentos com cargas baixas.
Se você não treina pesado deixa de frescura.