Dia sim, dia sim vem uma pergunta por email via diretc ou pelo Whats “Gustavo posso treinar quantas vezes por semana perna?” “Gustavo e superior posso fazer como?” “Gustavo meu treino de esta correto?”
Pois então como saber qual a melhor estratégia a ser aplicada naquele momento do meu treino. Dependem meus amigos e amigas. “Depende do que Gustavo?” Depende do estimulo e método aplicado pelo seu professor na hora da prescrição do treino, depende da carga em que você realiza cada exercício, Depende se você conseguiu ou não chegar a tão falada falha muscular, depende da escolha dos exercícios que foram realizados no seu treino. Difícil né? A nossa musculatura vai responder negativamente ou positivamente dependendo de todos esses fatores citados e alguns mais.
Essa semana achei um estudo onde foram testados com 20 voluntários 10 exercícios entre monos e multiarticulares tanto na parte de inferiores quanto para superiores, todos esses realizado durante a falha muscular e foram avaliados a recuperação muscular nesse período de 24 a 48 horas pôs treino de musculação. Resultado do estudo, Nenhum eu disse NENHUM participante se recuperou em 24 horas em nenhum dos grupos musculares, após 48 horas os grupos musculares de membros superiores acabaram se recuperando um pouco mais rápido. Resumindo quando realizamos um belo treino de membros inferiores necessitamos de um tempo maior de recuperação, diferentemente dos exercícios de membros superiores, que dependendo da escolha e estratégia utilizada pode ser fracionado o treino.
E eu ainda me pergunto como que existem mulheres que conseguem treinar pernas em dias consecutivos. O segredo maior esta na montagem da estratégia do planejamento de treino.