Com a ideia de treinos rápidos e de alta intensidade, muitos professores buscam utilizar pausas curtas entre as series isso menos de 1 min e combinado com métodos de treinos que chegam à falha muscular, de forma mais rápida.
O que muitos não fazem é ter cautela na hora da prescrição de treino, deixando a prescrição aleatória sem a quantidade de series ajustadas por grupos musculares, deixando até o volume de carga desorganizado.
Aos ajustar o volume total de repetições e carga do treino os estudos mostram que se pode alcançar um maior volume garante mais hipertrofia muscular. Diante disso o tempo curto entre as series associado à falha concêntrica pode acabar reduzindo o volume total do treino e com isso a resposta hipertrófica pode ser menor que o desejado.
Antes de sair deixando o tempo de intervalo menor entre as series você e seus professores precisam entender que isso pode acabar reduzindo o volume do treino.
E para que isso não ocorra uma opção é aumentar a quantidade de series ou exercícios. Claro que não de forma aleatória.
Tanto o tempo curto ou longo de intervalo entre as series é possível causar hipertrofia muscular, basta o seu professor saber ajustar o seu planejamento de treino de forma correta.
Grgic et al. The effects of short versus long inter-set rest intervals in resistance training on measures of muscle hypertrophy: A systematic review. Eur J Sport Sci 2017.