Fibromialgia é uma síndrome crônica com manifestações de dor no musculo-esqueletico, generalizada não inflamatória e com a presença de pontos bem dolorosos.
Lembro que na época que eu trabalhava na sala de musculação era comum mulheres com fibromialgia, o tratamento delas pode ser medicamentoso, e não medicamentoso que entra aqui a parte de praticar atividade física com boa orientação.
Com a pratica regular de exercícios físicos, ocorre adaptação clinicas, funcionais e neurológicas associadas a diminuição do quadro de dor, melhora na qualidade de vida dando mais disposição para realizar atividades diárias.
Um estudo de Larsson de 2015 dividiram mulheres entre 22 a 64 com quadro de fibromialgia metade fez musculação 2 vezes por semana a outra metade fez somente terapia de relaxamento também 2 vezes por semana.
De forma simples o estudos mostrou que as mulheres que realizaram musculação teve uma melhora no quadro de dor comparado com o grupo que fez somente terapia sem falar na melhora na qualidade de sono, e ganho de força e massa muscular.
Musculação é vida.