Segundo o que diz o dicionário Dieta é: o conjunto de alimentos e bebidas ingeridos usualmente por uma pessoa. A palavra “dieta” tem origem no latim diaeta, que vem do grego “díaita”, que significa “modo de vida”.
Olhando por um ponto de vista, acredito que as maiorias das pessoas subtendem que a palavra dieta esta associada a sacrifico, dizer não a algumas coisas, se privar dos meios sociais e físicos, passando fome e vontades.
O que poucos intendem que para quem busca emagrecimento, ou ganho de massa muscular deve ter uma dieta, baseada em um plano alimentar, com conceitos propostos dentro das necessidades de cada e organizado dentro da sua rotina.
Dietas restritas apresentam resultados péssimos, pois geram fome, ansiedade e com toda certeza reganho de peso rápido ao termino da “dieta”. Desta forma planos alimentares bem elaborados por nutricionistas capacitados tendem a apresentar melhores resultados, pois apresentam um menor risco de aumento de compulsão alimentar, e maior manutenção por longos períodos, se mantendo no peso adequado.
As mídias entre Facebook, Instagrans, Blogs, Sites, Revistas entre outros na atualidade desempenha um papel monstruoso de grande influencia da sociedade em relação a escolha de alimentos e dietas seguidas ultimamente. Basta digitar “Dieta para emagrecer” (Aproximadamente 806.000 resultados ) ou “Dieta para ganho de massa muscular” (Aproximadamente 1.470.000 resultados ) no Google que certamente ira aparecer inúmeras opções, isso entre outros desejos da população, com isso cada vez mas muitos acabam acreditando em dietas “Milagrosas” desmerecendo os trabalhos desenvolvidos pelos bons nutricionistas.
Vale lembrar que para que haja consistência nas dietas é de fundamental importância a sua individualidade, e que dietas restritivas e impositivas podem ate acabar apresentando resultados mais rápidos, porem com toda certeza um grande frustração futura.