Muitas pessoas acabam acreditando quem gravidez é doença e simplesmente param de realizar qualquer atividade que já estava habituada ao seu cotidiano. Cada vez mais estudo vem mostrando e provando que a pratica regular de musculação é muito importante no período da gravidez.
Sabemos que durante os períodos gestacionais muitas adaptação ocorrem no corpo das mulheres, necessitando de cuidados pontuais e fundamentais, esse processo pode variar muito de gravida para gravida assim como pode variar de gestação para gestação com a mesma mamãe. Algumas com complicações iniciais, outras sem nenhuma, outra com complicações no final da gravidez, tanto psicológicas quanto físicas.
Segundo Giacopini 2015, exercícios quando bem aplicado e bem planejado por profissionais de educação física conseguem minimizar os efeitos negativos tanto no período da gravidez, quando no pós-parto.
Para mulheres que já mantinham uma rotina de treinos, manter a pratica regular de exercícios ajuda na produção de serotonina e controle da pressão arterial, diminuindo o risco de diabetes gestacional, mantendo sua musculatura mais forte e diminuída o risco de dores durante todo o período da gravidez, entre outros inúmeros benefícios.
Alguns pontos são fundamentais e importantes durante todo esse período de gestação. Manter uma regularidade de ao menos 3 a 4 vezes na semana, em um período de 30 a 45 minutos, com intensidade leve a moderada, evitar alguns movimentos como deitar de barriga para cima, principalmente após o terceiro trimestre de gravidez, em algumas circunstancia evitar impacto e exercícios de abdominais, podendo variar de acordo ao nível de treino que a mamãe tinha antes do período da gravides. Aos dias que não realizar musculação pode realizar uma bela caminhada a beira da praia ou no parque.
Toda e qualquer pratica de musculação no período da gravidez deve sempre conter a liberação medica, pois se a sua gravidez for de risco repouso é sempre a melhor opção, tendo essa liberação procure um bom professor para elaborar sua prescrição na melhor forma possível.