MUSCULAÇÃO EM CIRCUITO

Musculação em circuito outra estratégia muito comum nas academias quando se é pensada no trabalho de emagrecimento. Esse tipo de método de treino é caracterizado por intervalos reduzidos entre as series com um volume maior de repetições normalmente de 15 a 20, podendo ser realizado em conjunto com exercícios aeróbicos ou somente musculação.

“Gustavo vale a pena realizar treino de circuito?” Depende da forma em que for aplicada.

Como assim depende? Depende da intensidade aplicada em cada um dos treinos. O que é mais comum na hora de realizar os circuitos são alunos realizando as series com cargas pífias para que consiga realizar 20 30 repetições passando longe da falha muscular, resumindo perdendo tempo, realizando uma bela M de treino. De nada vai adiantar se não realizado de forma eficiente.

Paoli et al (2013), por exemplo, comparou 2 tipos de circuito um com alta outro com baixa intensidade e sem novidades verificou que o treino em alta intensidade foi muito mais eficiente tanto para perda de gordura quanto para ganho de massa muscular.

“Gustavo o que isso quer dizer?”

Desde que bem planejado utilizar a estratégia de Circuito pode ser um método ótimo e eficiente desde que realizado de maneira intensa. Caso não tenha isso, pode ser um belo passeio pela academia, entre um aparelho e outro, então seria muito mais eficiente utilizar a musculação de forma tradicional.

Antes de utilizar o método de treino, o professor deve pensar em alguns pontos, como o horário em que o aluno ira treinar, escolha de cada um dos exercícios, volume correto de exercícios, margem de repetições, se o circuito será somente utilizando a musculação ou se ira utilizar algum método concorrente ( Esteira, Transport, Bicicleta etc.), fácil né por isso é fundamental a busca por um Profissional de Educação Física qualificado na hora da montagem do seu planejamento de treino.

 

(Esse artigo já foi lido 1.153 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*