“Gustavo quero mudar meu treino hoje posso trocar supino reto barra pelo supino reto com halteres?” “Gustavo Troquei a puxada na frente pela puxada atrás pra da uma variada” “Gustavo quero variar o treino vou trocar o leg pelo agachamento hoje”.
A mudança de exercícios na musculação é algo muito mais psicológico e habitual do que propriamente cientifico, é mais que comuns alunos chegarem às academias e pedirem para seus professores trocarem seus treinos para que se mantenha motivados, assim conseguirem ter uma frequência maior na academia.
“Mas Gustavo como que funciona a troca dos treinos?”
Um estudo realizado durante 8 semanas com 20 participantes comparou a variação e intensidade dos exercícios, os participantes foram divididos em 4 grupos.
1 grupo 5 participantes com variação de exercícios mas não intensidade,
2 grupo 5 participantes variação de exercícios e de intensidade,
3 grupo 5 participantes não variação de exercícios e aumento de intensidade
4 grupo controle 5 participantes do grupo controle.
Os resultados mostram que a simples troca de exercícios não fez diferença alguma em relação ao aumento de massa muscular, pois todos os grupos ganharam um volume muscular semelhante.
Resumindo o resultado do estudo mostra que a simples troca de exercícios não ira fazer diferença para o aumento de massa muscular, pois todos os grupos tiveram um ganho semelhante. Dessa forma o que mostra ser necessário é que em toda evolução e periodização dos planejamentos de treinos se faz necessário um aumento de intensidade se o objetivo for ganho de massa muscular.