Se sua gravidez não é de risco você não precisa parar de treinar, você precisa somente de uns ajustes no seu programada de treino, hoje atualmente através da consultoria acompanho 6 alunas gravidas.
A pratica de musculação tem uma tremenda importância para reduzir os níveis de estresse e ansiedade que é tão comum nesse período através de alguns neurotransmissores como a serotonina, ajudando assim a regular seu emocional.
O American College of Sports Medicine (ACSM). Afirma que mulheres que não praticam atividades físicas antes da gravidez não devem iniciar durante o período de gestação, porem mulheres que já praticavam devem permanecer em atividade, pois ajuda na melhora a sensibilidade a insulina, melhora o controle da gordura corporal, ajuda a compensar as alterações posturais decorrentes do processo da gestação, que geralmente estão associados a lombalgias.
Assim como as escolhas dos exercícios a escolha das cargas altas deve ser evitada, pois a gravidez está associada á frouxidão articular e do tecido conjuntivo, podendo aumentar a susceptibilidade a lesão devido aos hormônios liberados pela gravidez, um das mais comuns é a diástase abdominal.
Alguns novos estudos apontam que mulheres que continuam a realizar atividades durante o processo de gravidez, ajuda a aumentar o processo de oxigenação do feto, que o causa uma melhora no seu desempenho cerebral.
Treinar nessa fase é importante, gravidez não é doença, mas exige cautela e conhecimento para prescrição!