GLÚTEOS 4 APOIOS VALE A PENA ?

Esse é um assunto que gerar muita mais muita discussão na área da educação física.

E com toda certeza não é a primeira nem a ultima postagem que eu devo fazer sobre o assunto.

Nesses meus 10 anos nas salas de musculação já escutei “Gustavo serve como complemento do agachamento” “O glúteo 4 apoios serve para dar a forma a voltinha nos glúteos.” “O glúteo caneleira serve para fazer o acabamento dos glúteos” Entre outras inúmeras outras afirmações.

Vamos aos fatos. Um estudo feito por pesquisadores University of Michigan teve como objetivo avaliar a atividade eletromiografica do glúteo máximo, estudo realizado com 35 mulheres utilizando diferentes exercícios como agachamento extensão de quadril (4 apoios), leg press entre outros. Sem nenhuma novidade o agachamento foi o exercício que teve a maior ativação do glúteo máximo, tendo uma ativação de em médio de 30 a 35 %. O favorito da mulherada o glúteo caneleira (4 apoios) teve uma ativação de 10 a 12%. O Leg press teve uma ativação de 18 a 20 %, o Stiff teve uma boa ativação de 28 a 30%. A ativação muscular acontece sempre quando realizados com boas amplitudes, um fator determinante para definir a sua amplitude de cada movimento é o seu trabalho de flexibilidade.

Ter um glúteo bonito é o desejo de todas as mulheres, porem o que acontece que a grande maioria das mulheres não sabe a forma correta de se treinar.

O músculo glúteo máximo é ativado e participa dos movimentos de extensão e rotação lateral do quadril. O músculo glúteo médio participa dos movimentos de flexão, abdução e rotação medial do quadril.  Por tanto os exercícios que não exige esses movimentos tem pouca ou nenhuma ativação muscular.

Eu sou daquele que antes de prescrever qualquer exercício, me pergunto “o porque” “para que” “para quem” “qual o objetivo”, assim é possível analisar se passar ou não qualquer exercício “isolado” para os glúteos. 


(Esse artigo já foi lido 13.967 vez(es). Hoje foi lido 2 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*