EXERCÍCIOS MONOARTICULARES!!!

Esta na moda dizer que exercícios monoarticulares não prestam, que somente multiarticular é que funciona, mas será mesmo que é assim que funciona?

Monoarticular trabalha com o movimento de apenas uma articulação ex: Rosca direta, flexão de cotovelo, Extensora extensão de joelho, Tríceps polia, extensão de cotovelo, Flexora Sentada, flexão de joelho etc.

Fleck e Junior (2003) diz que os exercícios monoarticulares são mais simples e tem uma aprendizagem motora mais simples. Assim, eles constituem uma parte fundamental do treino, seja para iniciantes, por suas facilidades, seja para avançados, devido ao alto grau de isolamento de tensão muscular.

“Gustavo então posso fazer?” Depende das suas necessidades, os exercícios monoarticulares podem estar incluídos em suas rotinas de treino, se seu foco é trabalhar um músculo especifico pode ser utilizado sim. Um equilíbrio entre os multiarticulares e monoarticulares é fundamental em um planejamento de treino para que busque seu objetivo de melhor maneira.

Algumas estratégias e métodos de treino priorizam os multiarticulares, porem sabendo aplicar os monoarticulares pode fazer parte do seu programa de treino, se tornando complemente para algumas musculaturas que não conseguiu trabalhar com os multiarticulares.

Dificilmente existe exercício proibido e sim alunos que não estão preparados para realizar tal exercício, não estão falando em realizar leg de ladinho ou abdutora voadora e sim de exercícios de verdades. Procure um bom profissional de Educação Física para lhe orientar no planejamento de treino.

FLECK, Steven & JÚNIOR, Aylton José Figueira. Riscos e benefícios do treinamento de força em crianças: novas tendências. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v.2, n.1, p.69-75, 2003.


(Esse artigo já foi lido 6.717 vez(es). Hoje foi lido 2 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*