Acredito que não é o problema de um mas sim de varias pessoas, efeito sanfona, varias pessoas tentando varias dietas mirabolantes com o intuito de perde peso, e no final acaba engordando novamente e acabando com a sua autoestima.
Saber o porquê desses problemas é um fator fundamental para se conseguir melhorar os problemas. Porque seu peso nunca se estabiliza lhe dará uma boa melhora.
“Gustavo sempre engordo depois de perder peso”
A área do cérebro que controla o nosso peso é o hipotálamo, que tem a função de enviar os sinais de fome e saciedade se comunicando com os outros órgãos regulando o seu metabolismo. Esse sistema cria uma determinada media ao seu peso corporal no qual seu corpo acaba se acostumando e em seguida defende esse equilíbrio para alinhar o seu metabolismo com o seu consumo de calorias do dia a dia. A taxa metabólica de repouso do seu corpo aumenta quando estamos acima do peso, para tentar evitar o seu aumento de peso, e quando acabamos emagrecendo faz com que seu metabolismo se torne mais lento. E o ganho de peso acaba voltando ou piorando quando você volta ao seu estilo de vida normal.
Realizar dietas radicais ou muito restritas com deficiência de nutrientes e vitaminas além de prejudicar a sua saúde sempre tem a dificuldade de manter essa dieta em longo prazo, e que sempre acabam burlando o “regime” voltando aos velhos e sofridos hábitos.
“Gustavo como devo evitar esse efeito sanfona?”
Ter uma rotina saudável é o primeiro passo, entrar numa academia e começar a realizar musculação ou alguma outra atividade física, esse são os dois principais e eficientes para iniciar a mudar o efeito sanfona. Sempre deve mantar uma disciplina na alimentação, seguir uma dieta orientada por um Nutricionista. Evite cortar os carboidratos totalmente da sua alimentação, deixar de consumir pode lhe provocar um cansaço e mal estar e pouca qualidade do seu sono. O perigo de zerar carboidratos em longo prazo é que quando for consumir novamente acabe exagerando ao consumir novamente.
Realizar musculação é essencial para ganhar e preservar a sua massa muscular, mantendo o seu metabolismo sempre acelerado, causando um menor % de gordura.