DOR MUSCULAR PÓS-TREINO

A dor é a proteção ativada na decorrência ou após o surgimento de lesões teciduais. Os seus receptores de dor são suscetíveis ao estímulos aplicados durante a sessão de treino. Durante ao treino, temos um “pump” uma queimação durante a execução de cada movimento, principalmente quando realizamos repetições mais altas, isso é relacionada a falta de oxigênio e a diminuição do ph do local estimulado. Fazendo que o musculo fique mais acido, no qual o nosso corpo sinaliza uma interrupção do movimento para que não ocorra uma lesão no tecido muscular, esse estimulo não tem relação com a dor muscular pós treino, visto que é temporário e a acidose é rapidamente diminuída pelo nosso corpo afim de regularizar o ph dentro do normal.

Mas e no pós-treino? A musculação induz lesões nos tecidos musculares, diante dessas lesões o nosso corpo inicia um processo inflamatório. Vários fatores envolvem esse processo inflamatório, que estimulam os receptores de dor, provocando aquele incomodo tão gostoso percebido dias após treino intenso.

Ter dor não é sinal de treino eficiente, por isso sempre devemos tomar certos cuidados pois o mecanismo de dor é completo e necessariamente esta ligado ao dano muscular, a dor pode ser rompimento de tecido conjuntivo, podendo causar uma lesão muito mais grave.

Saber dosar o volume correto de treino para seu nível de treino, sempre manipulando as variáveis de intensidade é fundamental para um bom treino. Quer treinar de forma correta. Consultoria Online.


(Esse artigo já foi lido 99 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*