A grande maioria das pessoas acha que tem que doer no outro dia para dizer que o treino foi eficiente.
A dor muscular é dada pela resposta da inflamação muscular, através do aumento ao dano ao tecido muscular realizado no treino.
Quando aparece a dor? Em trocas de treinos, ou quando realizamos algo que não estamos acostumados a realizar diariamente.
Para os homens, quem já não ficou um tempo sem jogar futebol e no dia seguinte está com corpo totalmente dolorido. Ou quem começo a correr a pouco tempo e no dia seguindo fica com o corpo todo dolorido.
Quando realizamos algumas atividades acabamos gerando alguns estresses mecânicos e metabólicos, na musculação por exemplo, um treino de estresse mecânico, de um volume menor de carga e ações excêntricas maiores e mais sobrecargas metabólicas acabamos gerando menos padrões de microlesões. Isso acarretara um processo inflamatório menor consequentemente uma dor menor no dia seguinte, mas isso não quer dizer que o seu treino não foi eficiente.
Simples ? Entendam a dor pode aparecer no dia seguinte ou não mesmo assim ter um ótimo resultado ou um péssimo. Isso depende muito da forma em que seu treino foi elaborado.