Quase toda semana acabo escrevendo aqui sobre treinos de membros inferiores e as duvidas sempre aparecem.
“Gustavo meu treino este certo”
“Gustavo treino assim segunda X terça Y, quarta Z quinta repito o de segunda e terça o de terça, sábado eu não treino, esta certo?”
E na grande maioria a resposta é sempre NÃO, seu treino não esta correta, normalmente não respeita o intervalo de recuperação, faz aeróbico nos dias que não foi o combinado, inclui aulas no meu do planejamento, entre outros fatores.
Agora vão algumas dicas que podem fazer total diferença no seu resultado.
Dê preferência a exercícios multiarticulares, eles usam mais massa muscular gerando mais intensidade e esforço no seu treino! São excelentes para hipertrofia e emagrecimento. Porem de forma correta pode utilizar sim os exercícios monoarticulares, desde que saiba a hora correta de inclui-los no planejamento de treino.
Maior amplitude da articulação possível, movimentos curtos geram menores desgastes no tecido muscular e são piores para os resultados. Controle a velocidade da execução CADENCIA, dessa maneira você não precisará usar muita carga pra ter resultados ótimos e o melhor: seus joelhos agradecem.
Intervalo de recuperação fundamental independente do seu objetivo! Os tipos de estímulos aplicados possuem relação direta com os descansos.
Está fazendo tudo isso? Esses são os “primeiros passos” pra quem quer treinar com qualidade e intensidade! Como estão seus treinos?