Quando sento na frente do meu computador para prescrever um planejamento de treino vêm na minha mente inúmeros métodos de treinos que podem ser aplicados ou realizados por determinado aluno. Quando vou criar ou evoluir os treinos analisa a anamnese, feedback em relação os treinos anteriores e as fotos.
Após entender o perfil de cada aluno, analisar se ele tem alguma restrição e em qual nível de treino ele se encontra inicio a prescrição dos treinos. Em cada treino vem descrito o método aplicado, o objetivo de cada aluno, planejamento de treino distribuído de acordo com os dias da semana em que o aluno tem disponível para frequentar a academia, exercícios a serem realizados, cadencia, tempo de intervalo, margem de repetições entre outras informações, e por mais detalhado que eu possa ser algumas perguntas clássicas sempre surgem:
“Gustavo tenho que seguir o planejamento de treino?”
“Gustavo porque só tem um treino de membros inferiores?”
“Gustavo quero emagrecer porque não tem HIIT no meu treino ou só tem uma vez na semana?”
“Gustavo porque só tem 5 exercícios para perna? Antes eu fazia muito mais”
Entre essas e outras duvidas e questionamentos diários.
Antes de qualquer coisa na hora da prescrição dos treinos alguns pontos são fundamentais: OBJETIVOS: o que o aluno busca com a musculação? O que ele realmente precisa para melhorar seus resultados é possível? Em quanto tempo ele busca melhorar? Qual seria sua frequência na academia? Ele realmente esta disposto a ir todos os dias conforme o combinado? Qual seu nível de condicionamento físico? Como deve ser a periodização do treino? Como vou planejar o descanso entre um treino e outro? Pois quanto maior a intensidade aplicada em cada treino, maior a necessidade de um intervalo de recuperação.
Ter bom senso e inteligência na hora da prescrição é fundamental para qualquer professor, alguns ajustes são fundamentais para fazer com que a estrutura do treino fique elaborada da melhora maneira possível. Montagem de treino é coisa seria por isso é fundamental a orientação de um Profissional de Educação Física Qualificado e competente para isso.