O que mais noto é que poucos sabem mensurar se esta treinando com intensidade ou não. Muitos levam consideração somente dores musculares, sensação de esforço de pernas e braços pesados entre outras.
As dores musculares são processos inflamatórios que podem aparecer, pois o nosso corpo não esta preparado para o esforço realizado no treino, porem quando começamos a treinar de melhor maneira o nosso corpo acaba acostumando com as cargas e estímulos aplicados.
Você deve sair da academia se sentindo melhor do que quando chegou com a sensação de dever comprido e que esta fazendo o melhor para cuidar da sua saúde e do seu corpo, é normal sentir uma sensibilidade nos seus músculos, pois o treino foi bom, mas nada, além disso.
Quando foi a ultima vez que fez uma progressão de carga? Você sempre busca melhorar a cada treino? Muda os seus estímulos nos tempos determinados da sua periodização? Se você faz tudo isso é sinal que esta no caminho certo, se não faz trate de mudar.
Use como parâmetros básicos, por exemplo, de 1 a 10 de 1 a 5 você conseguiria realizar mais alguns exercícios, e 10 o limite máximo onde nem rezando um terço inteiro você conseguiria realizar mais uma serie muito menos um exercício. Pode usar isso como um fator básico para avaliar a intensidade. Pode funcionar a mesmo parâmetro nos exercícios aeróbicos.
Um bom, planejamento de treino deve sempre conter tempo de intervalo entre as series, números de series, margens de repetições pré determinadas para estipular a variável da carga, cadencia a ser seguida, entre outros fatores, tudo isso são fatores fundamentais para conseguir determinar a intensidade que você aplica no seu treino.