Os efeitos estéticos do ganho de massa muscular são indiscutíveis, mas esse não é o único benefício da hipertrofia. Afinal, há uma melhora geral do funcionamento do organismo, que se torna mais eficiente com a aceleração metabólica.
Assim, quanto maior a hipertrofia, maior é o incremento do metabolismo. Como consequência, as funções fisiológicas são positivamente afetadas, tornando-se mais eficientes. Entre esses benefícios, há melhora da qualidade do sono, redução da gordura corporal e um maior controle do colesterol. Isso sem falar na melhora da postura, prevenção de doenças e outros ganhos.
Ter um bom treino dentro de uma periodização é fundamental diversificar os exercícios, pois treinar apenas na sua zona de conforto, fazendo apenas os que considera mais fáceis e com os quais já está acostumado dificulta o ganho de massa muscular, gerando acomodação.
Por isso, os exercícios devem ser diversificados de tempos em tempos, até para que você consiga trabalhar adequadamente os diversos grupos musculares e gerar novos estímulos.
A ânsia de ganhar massa muscular frequentemente leva as pessoas ao exagero na carga, porém, levantar muito peso antes de ficar forte o bastante para suportá-lo e executar corretamente os exercícios pode danificar seus músculos, além de não ser eficiente.
Comece sempre com o peso apropriado para a fadiga e proporcione aos seus músculos tempo para que possam obter força. Logo, você vai perceber que o peso usado anteriormente se tornou leve.
Os treinos devem ser de no máximo 60 minutos e a sua intensidade precisa ser a maior possível. Despender muito tempo na academia leva a um gasto calórico muito elevado, seguido de uma queda na produção e secreção de hormônios anabólicos, e uma elevação dos hormônios catabólicos.
Quando o objetivo é ganhar massa muscular, o treino diário não é produtivo nem recomendado. Os músculos precisam se recuperar entre as sessões e, sem esses intervalos, fica muito mais difícil alcançar a massa muscular desejada. Recomenda-se um intervalo de 48 até 96 horas de descanso para cada grupo muscular, dependendo do volume aplicado no treino.