Venho comentando sobre a importância do planejamento de treino, e um ponto fundamental para trabalharmos a hipertrofia muscular é o ajuste do volume de treino.
Um estudo de Thomas e Burns 2016 fizeram a comparação na frequência semanal entre 1 sessão de treino por grupo muscular por semana, versus a frequência semanal de 3 vezes por semana por grupo muscular.
Os dois grupos tiveram os seus volumes de treinos ajustados e realizaram 3 series entre 8 a 12 repetições do seu RM ( repetição máxima ) em cada exercício durante um período de 8 semanas.
Ambos os grupos foram avaliados, por DXA, o método de avaliação mais preciso do mundo, foram analisados massa livre de gordura e a composição corporal dos praticantes.
Os resultados mostram que não teve diferencia significante entre ambos os grupos, mostrando que independente da sua frequência semanal de treino, não tem diferença alguma quando trabalhamos hipertrofia muscular, quando o volume treino for ajustado, entre números de series e margens de repetições.
Esse estudo só mostra que você deve ter um treino bem planejado, que se você perder a conta durante a sua serie não se preocupe se a carga estiver ajustada.
REFERÊNCIAS Thomas, M and Burns, S. Increasing lean mass and strength: A comparison of high frequency strength training to lower frequency strength training. Int J Exer Sci 9: 159, 2016.