Sabemos que a pratica regular de musculação em programas de perda de peso vai muito além da manutenção da nossa massa muscular. Um estudo reforçou a importância da pratica de musculação para a composição corporal. Esse mesmo estudo foi conduzido por professores da faculdade de Harvard acompanhando 10.500 homens de 1996 a 2008 onde sinalizaram e associaram entre as alterações da circunferência da cintura com a pratica de musculação, de exercícios aeróbicos e também outras atividades.
O estudo mostrou que a musculação é duas vezes mais eficiente do que as atividades aeróbicas, mostrando ainda que a troca da musculação pelos treinos aeróbicos pode causar um aumento da circunferência abdominal. Mostrando que a musculação tem um efeito positivo em longo prazo.
Pessoas associam os treinos aeróbicos a menores ganhos de peso, porem deve-se sempre lembrar que menor peso associado a uma grande circunferência da cintura não é vantajoso em termos estéticos e nem de saúde, pois fazer de forma aleatória pode proporcionar a perda de massa muscular, e aumento de gordura visceral.
Esse estudo vale comentar foi feito com a troca da pratica de musculação por exercícios aeróbicos e não com a combinação entre ambos.