Graduado em Educação Física Plena pela UNIVALI e Educação Física Bacharelado em Claretino. Instrutor de Musculação desde 2008. Professor de Pilates formado pelo Instituto Fisio Mar desde 2010. O que é Personal Trainer? PERSONAL TRAINER é o seu professor de condicionamento físico particular que irá lhe instruir na comodidade de seu lar, na academia, no parque ou até mesmo na praia, dependendo de sua disponibilidade e objetivos. “Um treinador Pessoal antes de tudo é um profissional que olha para você e suas necessidades como um todo, pois você não é uma divisão, você é inteiro!
Na ultima semana fiz uma postagem sobre o uso do anticoncepcional os comentários foram bem contraditórios onde varias se posicionaram onde não apresentaram efeitos negativos com o uso outras se posicionaram relatando efeitos negativos.
Muito dos resultados de pesquisa sobre este tema são extremamente controversos vimos pelos relatos. A grande maioria dos estudos apresenta series de limitações metodológicas. Um ponto fundamental é a ausência da descrição do tipo de anticoncepcional usado e a falta da periodização entre os treinos. Sabemos que são pontos fundamentais e não podem ser ignoradas.
Um estudo publicado na revista Frontiers in Physiology investigou os efeitos dos anticoncepcionais orais (CO) de 3rd geração (ethinyl estradiol, gestoden ou gesogestrel) sobre os ajustes musculares e miotendineos ao treinamento de força (TF). MÉTODOS: Jovens saudáveis e não treinadas, usuárias (CO) e não usuárias (NOC) realizaram um programa supervisionado de treino de musculação progressivo para membros inferiores com duração de 10 semanas. Antes e após a intervenção foram obtidas biópsias do músculo vasto lateral e do tendão patelar. A área seccional (AST) do quadríceps e do tendão patelar foi determinada por ressonância magnética (MRI) e a AST das fibras musculares foi determinada por histoquímica.
O que os resultados mostrou: Os treinos aumentaram AST em ambos músculo e tendão. Teve tendência para um maior aumento na AST muscular observada para CO (11%) em comparação com NOC (8%). A análise da média de AST da fibra muscular mostrou uma tendência a um aumento na área de fibras musculares do tipo II em ambos os grupos, enquanto que a AST de fibras musculares do tipo I aumentou no grupo CO (n = 9, 3821 ± 197 a 4490 ± 313 mm2, p < 0,05), mas não em NOC (n = 7, 4020 ± 348 a 3777 ± 354 mm2, p = 0,40). O artigo indica que o efeito dos COs no aumento da massa muscular foi induzido pelos usuários de CO, que usaram COs contendo 30 μg de ethinyl estradiol (EE), enquanto a resposta em usuários tomando COs com 20 μg EE ( n = 7) não diferiu do NOC.
A questão toda é o anticoncepcional pode atrapalhar o seu ganho de massa muscular ou é o tipo de anticoncepcional que cada uma das mulheres fazem o uso?
Como sabemos não existe uma verdade absoluta mas todo estudo é valida a reflexão.
(Esse artigo já foi lido 17 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )