Um questionamento que gera muita discussão ao longo dos anos.
Seu professor entender com clareza a ondem dos exercícios aeróbico e do seu treino de musculação é fundamental para uma boa prescrição e orientação.
A um bom tempo é estudado que para um objetivo de hipertrofia muscular não se deve fazer aeróbicos antes da musculação, pois isso atrapalha nos ganhos de massa muscular e potencia através da fadiga muscular previa e redução dos estoques de glicogênio.
“Gustavo então eu só posso fazer aeróbico depois do meu treino já que meu objetivo é hipertrofia muscular?”
Um estudo avaliou 30 indivíduos sedentários durante 12 semanas separando em 3 grupos.
1º Musculação – 2º Aeróbicos – 3º Musculação e aeróbicos.
Resultados 1º ganho de força muscular 2º e 3º Melhoram de potencia aeróbica 1º e 3º ganho de massa muscular.
O treino em conjunto de musculação e aeróbico causa um efeito diretamente a melhora de força muscular, mas não de uma forma significativa na questão de hipertrofia muscular. Por isso a importância do seu professor conhecer bem você na hora da prescrição, e de ter um processo de continuidade sempre e não ficar pingando de consultoria em consultoria. A correta manipulação do treino de musculação e resistência é fundamental para fazer você consiga chegar ao máximo do seu desempenho. Seja ela de uma melhora de qualidade de vida ou estética.
Prefiro conversar e identificar a personalidade cada um dos meus alunos antes de oferecer e explicar como funciona o meu acompanhamento, pois todas as prescrições devem ser individualizadas sempre.
“Gustavo então antes ou depois o aeróbico?”
Depende do que você quer e do que você precisa para esse momento