Já trabalhei em uma rede de academias onde incentivava e aplicava aulas especificas para o publico infantil e juvenil, além de oferecer opções das aulas de esportes coletivos, como futebol, vôlei e basquete, além de estimular a pratica da musculação junto ao publico tradicional.
Se já não bastassem médicos, desatualizados proibido a pratica de musculação com a justificativa de que “atrapalha no desenvolvimento”. O ponto pior é ver que ainda existem academias que não deixam ou impõem limites para algumas idades sem menor justificativa plausível, proibindo a entrada de menores de 13 anos na sala de musculação.
Qual a justificativa? Estupidez? Ou incapacidade técnica de atendimento dos seus profissionais? A ciência e o mundo moderno mostram evidencias que crianças e adolescentes devem ser ativos.
Nos Estados Unidos a anos, vivem uma realidade diferente do Brasil, onde o incentivo a pratica de alguma forma de exercício é obrigação, em quanto aqui no Brasil as aulas de Educação físicas são opcionais depois do 9º ano.
Aqui até hoje se discute se crianças e adolescentes podem ou não fazer musculação, Aqui falta capacidade para a maioria, dos profissionais só isso. Aqui temos academias que proíbe uma criança e adolescente de treinar, mas libera um cardíaco a treinar sem uma liberação medica.
Não há como aceitar estas situações. Parem de proibir e passem a capacitar seus profissionais. Caso contrário, para que estamos ali? Fazer apenas número e cumprir as exigências da lei?
Bons profissionais estudam para fazer a diferença na vida das pessoas. Seja crítico! Não aceite imposições medíocres de líderes medíocres.
A uma educação física de qualidade.