PORQUE ACABAMOS ENGORDANDO?

“Gustavo engordamos porque comemos muito”

Será que é só isso mesmo?

Já parou para pensar e analisar o porquê o mundo está cada vez mais obeso?

O processo de obesidade é resultado de uma serie de adaptações que nosso corpo sofre com o passar dos anos, ele se adapta ao ambiente em que vive ao sedentarismo, a quantidade de alimentos oferecidos, acabam levando ao acumulo excessivo de gordura corporal.

Essa é uma grande teoria da obesidade, e muitos anos a oferta de alimentos era muito restrita comparada com os dias de hoje, e aquele que conseguisse armazenar mais energia teria muito mais chances de sobreviver.

Porem na mesma época a população era muito mais ativa, tinha que acordar cedo e ir andando para trabalhar, o trabalho exigia um gasto muito maior de energia, até o simples fato de ter que levantar e ir até a televisão para trocar de canal.

Na atualidade a população deixou de ser sedentária e está inativa, a procura e oferta dos alimentos são maiores, aumentando o consumo, todos vão trabalhar de carro, moto, ônibus,  a grande maioria trabalha sentado, a troca de canal é feita por controle remoto, deixamos de realizar atividades básicas.

No Brasil, entre os homens, o maior sedentarismo foi observado em João Pessoa/PB (47,3%), Natal/RN (46,8%) e Maceió/AL (43,9%). O menor sedentarismo foi encontrado nas cidades de Boa Vista/RO (28,6%), Porto Velho/RO (31,7%) e Palmas/TO (33,3%). Entre as mulheres, as maiores frequências de sedentarismo foram encontradas em Aracaju/SE (26,5%), Natal/RN (25,4%) e João Pessoa/PB (25%). As menores taxas são as de Boa Vista/AM (14,6%), Manaus/AM (14,8%) e Porto Velho/RO (16,6%). De maneira geral, a frequência de adultos que praticam atividade física no lazer foi considerada modesta em todas as capitais brasileiras. O Distrito Federal, com 21,5%, foi a unidade onde as pessoas mais praticam atividade física, e São Paulo (10,5%), a capital onde menos se praticam exercícios físicos. O estudo também verificou que mais homens do que mulheres praticam atividades físicas no lazer.

A inatividade física mata mais de 5 milhões por ano. E ai vai esperar sua vez?


(Esse artigo já foi lido 61 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*