“Gustavo quero hipertrofia posso fazer aeróbico?”
Ate pouco tempo eu mesmo tinha um pensamento quadrado onde quem queria hipertrofia muscular não precisava fazer aeróbico, essa somente musculação e musculação. E de forma positiva estudei e evolui como Profissional de Educação Física.
Realizar aeróbico de moderada intensidade pode ser uma boa estratégia para associarmos a pratica regular de musculação. Se o seu objetivo é hipertrofia o aeróbico nunca pode ser sua prioridade e sim a musculação, por tanto evite muitas sessões durante a semana, principalmente se o seu aeróbico for realizada na forma de corrida, onde que a corrida gera uma numero maior de lesões musculares onde pode comprometer o seu processo de recuperação muscular de membros inferiores, prejudicando as adaptações neurais e estruturais em relação a ganho de força e hipertrofia muscular.
“Gustavo posso fazer aeróbico no mesmo dia?” Sim, mas com alguns ajustes de series ou tempo de esforço tudo dentro da quantidade de series corretas para seu nível de treino, para evitar um volume muito grande treino. Vale ressaltar que quando bem aplicado o aeróbico dentro do planejamento de treino seja ele de forma intervalada ou continua, pode favorecer ainda mais nos seus ganhos de hipertrofia e força muscular, dentro do seu treino de musculação.
“É isso mesmo Gustavo?” Sim, aplicado corretamente o aeróbico continuo de moderada intensidade ou ate o HIIT pode favorecer nos ganhos de massa muscular e aumento de força, outro ponto importante é que se você gosta de praticar musculação e cardio respeite sempre o tempo de recuperação entre os treinos, muitas vezes realizar o aeróbico na bicicleta pode ser mais favorável do que na corrida.