Muitas vezes já falei da importância da periodização nos treinos de musculação, e a grande maioria das postagens acredito eu que são ignoradas ou não acrescentaram nada devido ao baixo nível de curtidas, mas como eu sou insistente, vou falar novamente sobre periodização na musculação.
A periodização pode e é definida como uma variável fundamental do seu planejamento de treino ao longo do tempo de acordo com objetivo inicial estabelecido entre você e seu professor. De forma simples é o planejamento que ocorrera a progressão do seu treinamento ao longo dos meses.
Acredito que não é de hoje que sabemos a importância de se periodizar o treinamento. Vários estudos mostraram a superioridade de um treino periodizado em relação a um treino não periodizado (Willoughby, 1993; Rhea & Alderman, 2004; Monteiro et al, 2009). Por isso treinar de forma aleatória cada treino diferente não é interessante.
Falando especificamente da musculação, sabemos que a variação dos estímulos, do volume e da intensidade parecem promover maiores ganhos hipertróficos (Simão et al, 2012) e segundo Fink et al, 2016 que quando trabalhamos a hipertrofia de forma especifica pode ocorrer tanto com altas quanto com baixas cargas. Basta saber treinar.
Ter alguém que saiba manipular todas as variáveis do treino é fundamental para seu objetivo final a longo prazo. “Gustavo quero ficar top pro verão 2019” Bora lá Vamos “Gustavo quero passar o carnaval ano que vem no Rio de Janeiro” Bora lá “Gustavo minha formatura é daqui 4 meses consigo emagrecer?” Claro que sim, “Gustavo vou me casar em 90 dias tem como melhorar para ficar linda no vestido?” Claro que tem. Tudo que for planejado é questão de sucesso. Nada se consegue de um dia para outro, tudo é questão de planejamento.