QUAL O VOLUME IDEAL DO TREINO?

“Gustavo quantos exercícios pode ter o meu treino?”

Essa é uma duvida constante, por mais que eu e muitos outros falemos sobre esse assunto ainda há muitas dúvidas.

O que é mais complicado é que muitos falam que é melhor baixo volume, outros afirmam que deve ter um volume grande.

Mas qual realmente deve ser? Não é de hoje que eu sempre comento que não existe receita de bolo, e que antes de qualquer prescrição se deve pensar na individualidade do aluno. E tudo isso deve estar sempre conectado ao objetivo e nível de treino de cada um dos alunos.

A cada professor que se prevê deve entender que o volume do treino do seu aluno esta ligado diretamente a quantidade de repetições, número de exercícios escolhidos e numero de series e método aplicado. Outro ponto importante é que a intensidade esta ligada ao RM ( repetição máxima ), cadencia, carga, intervalo, e tempo de descanso entre um treino e outro, esse fatores são fundamentais para uma melhora na resposta de pós-treino.

A grande maioria dos artigos científicos apontam como ideal fazer em torno de 9 a 12 series até a falha concêntrica em exercícios multiarticulares. Porem a velha guarda da musculação fazem a utilização de algo em torno de 12 a 16 series, para músculos “grandes” e 9 a 12 series para músculos “Pequenos”.

“Gustavo qual o correto?” Essa é uma pergunta que não se quer calar e dificilmente vai ser respondida, a maioria dos estudos mostram poucas ou nenhuma alteração a quantidade de series que podem dar resultados em relação a hipertrofia.

O volume de treino acaba pouco influenciando quando se treinado dentro das margens de repetições chegando a falha muscular nas series.

Treino de alto ou baixo volume? Quem vai determinar isso é o seu professor, dentro do seu nível de treino e tempo disponível para frequentar a academia. Se você tem 30 40 minutos por dia para treinar, baixo volume pode ser fundamental quanto bem planejado, agora se você tem 1 2 horas por dia, alto volume pode ser bacana se bem planejado.

Na duvida me contrata que eu resolvo seu problema.


(Esse artigo já foi lido 697 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*