“Gustavo qual melhor exercício para emagrecimento?”
Um grande questionamento de muito debate entre os professores de Educação Física. A primeira resposta sempre é exercícios multiarticulares pois utilizam um maior numero de músculos na hora da execução do movimento.
Para quem não sabe exercícios multiarticulares são os que envolvem mais de uma articulação e grupo muscular, como leg press, supino, remada, agachamento, terra entre outros. Exercícios monoarticulares, trabalham de forma isolados uma articulação, como rosca direta, tríceps testa, elevação lateral, extensora, flexora sentada.
Lembrando que os “Doutores” pregam e muito que exercícios monoarticulares não são eficientes e, portanto não prescrevem aos seus alunos, alegando que em questão de eficiente é muito menor quando comparado o seu gasto energético.
Um estudo bacana comparou o gasto energético e comportamento da frequência cardíaca durante 1 SET de 3 series em cada aparelho. 1 Serie de agachamento livre, 1 serie de extensora de um participante treinado.
Resultados no agachamento a frequência do participante chegou a 181bpm e na Extensora chegou a 184bpm. “Gustavo então extensora é melhor já que subiu mais?” Não, a diferença foi pouca e quase insignificante, sabe por que, porque cada serie foi realizada ate a falha muscular de forma verdadeira, como deve ser cada treino realizado.
Conclusão quem determina cada exercício prescrito no seu treino seja ele dentro do seu objetivo de emagrecimento ou hipertrofia muscular através do conhecimento e seu nível de treino é o seu Professor de Educação Física. Não existe receita de bolo meus amigos e sim respeito a individualidade biológica de cada um dos seus alunos.