A grande maioria das anamnese que eu recebo é sempre Objetivo principal emagrecer e diminuir % de gordura. E de fatos a grande maioria quando me voltam com os feedbacks, são sempre positivos, no entanto algumas pessoas tem uma resistência ao emagrecimento, causando o ganho de peso novamente.
Um estudo já com quase 10 anos realizado pelo colégio de medicina americano aplicou em homens com obesidade com IMC a 33,4 a um programa de exercícios e dieta voltado para o emagrecimento, o resultado desse estudo mostrou que foram necessários poucos mais de 60 dias para que os participantes perdessem de 4,8kg a 5,3kg de peso corporal e 6,3 a 7,1 kg de gordura, pouco mais de 75 dias para reduzir mais 4 a 5 kg de peso e 6 a 6,4 kg de gordura e mais de 100 dias para eliminar apenas 3 kg e 1,5 kg de gordura. O gasto energético em repouso dos participantes foi reduzido de forma progressiva. Os participantes tinham em médio 105 kg e passaram a ter 89,2 kg
O que esse estudo mostra de forma verdadeira? Que para ocorra o emagrecimento e a perda de peso corporal em conjunto o trabalho fica muito mais lento. Isso ocorre devido ao trabalho realizado de forma correta com seu gasto calórico diário, atividade do sistema nervoso autônomo simpático, a concentração do hormônio tireoidiano T3 e leptina. A queda na leptina explica em parte o aumento da sensação de fome quando estamos perdendo peso.
Fica muito mais fácil emagrecer no inicio de qualquer dieta, sem aquela necessidade de faz loucuras na sua alimentação, para perder peso de balança é necessário utilizar estratégias nutricionais e de treino para que consiga elevar o seu gasto energético nas atividades simpáticas e diminuir sua fome. Isso ajudara a quebra o plano e você continuaram emagrecendo.