Estudos apontam que alunos iniciantes na academia, respondem rapidamente a novos estímulos. Professores mal orientados podem acabar prescrevendo treinos de grande volume e eles irão responder de maneira positiva. Professores orientados e com bagagem de estudo irão prescrever baixo volume de treino, deixando o aluno sem a necessidade de frequentar a academia todos os dias ou propondo outras estratégias como aulas de alongamento, e pilates. E o aluno ira responder de forma positiva ou ainda melhor.
Nesse primeiro período é interessante treinar o seu corpo em um todo, sem fazer a divisão por grupos musculares, e treinar em dias alternados, por exemplo, segunda quarta e sexta. Não existe a necessidade de realizar exercícios isolados, como uma rosca direta, por exemplo, de ênfase aos multiarticulares como agachamento, leg, supinos e puxadas. Dar prioridade a pesos livres também é uma boa opção, pois ira estimular sua coordenação e estabilidade e força muscular.
Esqueça o fator carga, se preocupe muito mais em realizar o movimento da melhor forma possível, não tem a necessidade de treinar ate a falha nessa etapa, o seu corpo ainda não esta preparado para suportar tal carga. Antes de tudo procure um profissional de Educação Física para lhe ajudar.