Minhas lindas seguidoras perder peso é fácil. Basta comer menos calorias do que você gostas e bum, perdeu peso. Mas isso não quer dizer que você está emagrecendo, por isso a importância de um bom treino e de uma orientação nutricional.
Perder peso não quer dizer magra e saudável.
Perder peso é o mesmo que emagrecer, você pode perder agua, perder massa muscular e mesmo assim o seu metabolismo fica lendo e seu % de gordura lá em cima. Quanto mais loucura você comete perdendo massa muscular, mas rápido você vai recuperar o seu peso de volta depois. Perder massa muscular causa um aumento do seu apetite e você pode acabar ficando mais rechonchuda do que quando começou o processo.
O processo de emagrecimento é necessário que você realize uma dieta que seja bem planejada para neutralizar a perda de massa muscular, e assim garantir um bom funcionamento do seu lindo metabolismo.
Entendam que aqui na internet tem muita baboseira, e que dificilmente você vai conseguir emagrecer com dietas da sua cabeça e vendo lives no Instagran ou comprando programas de treino aleatórios.
Marque OU envie para suas amigas que precisam saber disso, para que elas aprendam a emagrecer de verdade.
Você pode melhorar aspectos de saúde, aptidão física emagrecimento, melhora de desempenho, treinando em casa. Você só precisa de alguns metros quadrados para fazer um bom treino usando o seu peso do corpo.
Muita gente ainda está com receio de ir para academia, isso se academia na sua cidade já abriu, ou tem muitas pessoas que nessa crise a grana ficou curta então o negocio é treinar em casa.
Um artigo comparou um bloco de 8 esforços em 20 segundos máximos com 20 segundos parado, realizando com intervalos de 5 minutos entre cada um dos blocos. Os participantes iniciaram com 3 blocos e depois foi fazendo 4, um grupo fazia corrida, outro utilizava somente o peso corporal, exemplo polichinelo, corrida sem deslocamento, burpee.
Os resultados foram similares, você pode treinar bem em casa, em pouco tempo, basta ter um bom plano de treino para conseguir bons resultados nesse momento caótico que estamos vivendo.
Se você não pode ir, ou está com receio de ir treinar na academia, treinar em casa com toda certeza é melhor que ficar parada.
Marque as amigas que precisam saber disso.
Essa é uma duvida grande entre as mulheres, o uso prolongado pode acarretar no ganho de peso corporal, baixa da libido, dificuldade no processo de emagrecimento, aumento das celulites e flacidez.
O principal uso dos anticoncepcionais é evitar bebes.
O grande problema está relacionado aos efeitos colaterais que pode causar tanto na saúde quanto na estética das mulheres. a realmente funcionar não só pelo seu poder de contracepção, mas também por levar sua libído lá pra baixo, além dos malefícios à sua estética, te tornando menos atraente ao sexo oposto.
Archives of Endocrinology and Metabolism, Batista et al. 2017 Fizeram uma pesquisa com 37 mulheres divididas em dois grupos onde 20 mulheres fizeram o uso de anticoncepcional a base de progesterona e outro de 17 participantes utilizando o DIU de cobre, e fizeram o acompanhamento por 12 meses.
Ambos os grupos apresentaram o ganho de peso corporal e piora na composição corporal. O grupo que utilizou contraceptivo hormonal houve alterações nos níveis de leptina e homa-ir, marcadores que afetam de forma negativa o metabolismo favorecendo o desenvolvimento de desordens crônicas como aumento da obesidade e resistência a insulina e diabetes.
Toda semana alguém me procura com o objetivos de emagrecimento ou ganho de massa, mas quando iniciamos uma conversa papo vai papo vem eu acabo perguntando se faz uso de bebidas alcoólicas a resposta eminente é sempre “bebo só final de semana” ou “bebo só uma ou duas vezes por mês”. Mas será mesmo que é só isso?
Vocês devem entender a importância de moderar no consumo do álcool para que os resultados desejados sejam alcançados, isso sem falar de aspectos de saúde.
Não vou negar que também bebo de vez em quando, mas aos poucos estou criando o habito de me controlar ainda mais.
Em estudo publicado por uma das mais renomadas revistas científicas da atualidade, a Plos One, Parr et al. testaram 8 homens treinados em 3 ocasiões. Nas três os indivíduos foram submetidos a treinos de alta intensidade e após o treino passaram por 3 análises diferentes: a primeira com 25g de carboidrato (maltodextrina) e bebida alcoólica (1,5g por quilo de peso corporal), a segunda 25g de proteína (whey protein) e a mesma quantidade de álcool e, por fim, apenas 25g de proteína (whey protein). Comparando à síntese proteica em repouso, obviamente, todos os grupos tiveram um aumento. No grupo carboidrato e álcool de 29%, no grupo proteína e álcool 57% e finalmente no grupo só proteína a síntese foi aumentada em 109%. Ou seja, um aumento 62% maior que proteína e álcool em relação a síntese proteica em repouso.
Para conseguir um ganho de massa muscular o consumo de proteína é fundamental e segundo o artigo ele interfere de modo negativo.
Minhas lindas seguidoras querem um bumbum bonito, uma barriga lisinha fica inviável ficar tomando uma cervejinha toda sexta, sábado e domingo.
Claro que estou falando de vocês que exageram, mas lembre de consumir com moderação.
PARR, Evelyn B. et al. Alcohol ingestion impairs maximal post-exercise rates of myofibrillar protein synthesis following a single bout of concurrent training. PLoS One, v. 9, n. 2, p. e88384, 2014.
Não nenhuma novidade que alimentação adequada e treino, melhora da qualidade de vida das pessoas em inúmeros aspectos inclusive no desempenho sexual.
Um artigo de revisão publicado em Janeiro de 2018 na resista Sexual Medicine Reviews, mostrou alguns pontos importantes sobre como a dieta interfere diretamente no desempenho sexual do homem.
O estudo mostrou que uma dieta mediterrânea, rica em ácidos graxos poli e monoinsaturados e proteína de alto valor biológico foi associado a uma melhora e retardo na progressão da disfunção erétil. Homens obesos e com sobrepeso que acabaram emagrecendo através da adesão e dietas hipocalóricas e com baixo consumo de gordura tinham melhora no quadro da disfunção erétil e melhora nos níveis de testosterona. Porem os homens saudáveis que adotaram a mesma dieta tiveram queda do nível de testosterona, mostrando que a baixa da testosterona está ligada diretamente a obesidade, não a baixa do consumo de gordura que é fundamental para a produção deste hormônio.
O estudo mostrou que dieta rica em alimentos industrializados, tende a diminuir a quantidade de sêmen, gerando maior dificuldade para aqueles que têm o desejo de ser pai. Quer agradar a sua parceira, melhora a sua alimentação de forma significativa, emagreça, e de prioridade a uma alimentação saudável.
Mande para seu marido para ele se tocar que tem que se cuidar. Se você marcar vamos saber que ele não está dando conta do recado ahahahha
La, Justin, Natalie H. Roberts, and Faysal A. Yafi. “Diet and men’s sexual health.” Sexual medicine reviews 6.1 (2018): 54-68.
É comum receber relatos de pessoas que dizem ”treinar e fazer dieta” mas não conseguem resultados.
“Gustavo é foda sigo a dieta direitinho só final de semana que de vez em quando acabo comendo alguma coisa fora dela, e academia também pelo menos umas 2 vezes na semana eu vou, mas não tenho o resultado que eu espero”.
Primeiro ponto é que certamente o seu treino não está adaptado a sua rotina, se você consegue ir somente duas vezes à semana é assim que ele deve ser planejado, se você consegue ir todos os dias, mas só 30 minutos assim que seu treino deve ser planejado. Não adianta um professor montar um treino para você ir à academia 5 x na semana e você só conseguir ir 3 x por causa da sua rotina.
Se o seu treino não for ajustado você não terá resultado.
Se o seu treino for de repetições fixas como 4×8, 3×15, não colocando uma margem de repetição como 4 x 8 a 12 ou 3 x 12 a 15 você provavelmente não vai conseguir chegar próximo falha muscular. Você está simplesmente só reproduzindo um treino, porque assim você não está ajustando a carga ideal.
Se o seu treino não tem uma cadencia determinada, você está ignorando uma das variáveis de intensidade mais importante do treino.
Se o seu treino é trocado somente a algumas vezes no ano deixando o seu corpo acostumar com o estimulo por muito tempo você está estagnando com seus resultados.
Se o seu treino não tem o tempo de intervalo, seu descanso é aleatório, você não está treinando direito, o tempo de intervalo também é uma variável fundamental no treino.
Por esses entre outros motivos vocês não estão treinando corretamente.
“Gustavo não emagreço porque meu marido não me ajuda a fazer dieta”
“Gustavo não consigo treinar porque tenho que trabalhar ate tarde”
“Gustavo a dieta que me passaram é complicado de fazer troquei alguns alimentos por conta”
“Gustavo me passaram arroz branco para comer achei errado e não comi”
“Gustavo no meu treino não tem extensora, mas fiz porque eu gosto do exercício”
“Gustavo qual o melhor treino para emagrecer?” “Gustavo o que eu tomo para emagrecer?”
Normalmente as pessoas tentam transferir suas responsabilidades dos fracassos no seu emagrecimento a outras pessoas.
Nos deparamos com essas e outras situações, nitidamente as pessoas estão tentando transferir a sua responsabilidade sobre os quilos não perdidos, a outras pessoas ou situações, que deveria de fato vim da sua forma de agir, pelo fato de não acatar as mudanças de estilo de vida, e ter uma constância com os treinos e dieta.
Nessa maneira de agir você está fazendo uma transferência somente isso, jogando a sua responsabilidade sobre o não treinar corretamente ou não comer determinado alimento porque acha que não vai emagrecer.
Essa situação é irreal, não existe a possibilidade de um alimento especifico te fazer emagrecer, assim como não existe treino para emagrecer, o que faz tudo isso no processo de emagrecimento em um conjunto de fatores, que é de tudo aquilo que você faz de maneira consistente e rotineira, criando hábitos saudáveis diariamente.
Em quanto vocês desejarem ser emagrecidas e jogarem a responsabilidade em outras pessoas ao invés de quererem emagrecer de verdade e agir, nunca vão sair desse circulo vicioso.
Muitas de vocês mulheres que estão fora do peso, não estão nem um pouco confortável e com isso não se sentem segurar em frequentar a academia, porque não estão na forma que vocês consideram ideal.
O que a maioria de vocês fazem?
“Primeiro quero emagrecer depois eu vou para academia para ganhar massa muscular” E como vocês conseguem isso fazendo uma restrição de calorias e muitas horas de cardio, bicicleta, corridas, caminhadas.
Mas até que ponto isso é valido?
Quando se é jovem é possível se dar o luxo de acabar perdendo alguns kg de massa muscular para depois acabar ganhando ela de volta nos treinos na academia, mas se você já tem uma certa idade tem que tomar cuidado e deve preservar a sua massa muscular, porque é ela que vai deixar o seu corpo lindo, definido, a sua massa muscular vai manter o seu metabolismo acelerado, ela que vai te fazer um processo de emagrecimento saudável e sustentável, e uma vez que acabe perdendo massa muscular você terá que colocar mais calorias na sua alimentação, e provavelmente você não vai conseguir consumir a mesmas quantidade de calorias.
O intuído é que todas as mulheres ou melhor todas as pessoas que desejam emagrecer devem fazer isso treinando musculação.
“Gustavo mas porque musculação?” Porque ela é a unida modalidade que vai de forma segura estimular a manutenção de massa muscular.
Se você quer emagrecer de forma eficiente separe na sua agenda pelo menos 3 dias na sua semana para fazer musculação.
Lembrando que emagrecimento é diferente de perder peso.
Treino – dieta e descanso
Vou contar uma historinha
Maria aos seus 40 anos depois de 2 filhas estava tristes e desmotivada queria emagrecer, e conseguiu chegar ao seu ápice quando saiu dos 90 kg e foi a 60 kg em questão de 4 meses.
Foi ai que ela percebeu que teria que mudar fez uma dieta restrita acabou perdendo massa muscular e seu metabolismo acabou ficando lento e ficando flácida no abdômen e glúteos, além de um aumento das celulites, procurou um Personal de Educação Física, e um Nutricionista, para mudar seus treinos e mudar sua alimentação.
Maria teve a inteligência de querer mudar. Mas foi depois de ficar desesperada chegar ao ponto porque tinha medo de comer alguma coisa e se frustrar com várias estratégias porque tinha medo de ganhar peso novamente.
O erro todo de Maria foi ter iniciado todo esse processo por conta própria, com uma boa estratégia nutricional Maria poderia ter diminuído seu % de gordura corporal e ganho nesse período também um ganho de massa muscular o que evitaria o aumento da flacidez.
Maria depois de errar entendeu o que era necessário fazer. Assim ela conseguiu sair de 32% de gordura corporal para 18% de gordura e ganhando quase 10 kg de massa muscular em 1 ano com um acompanhamento.
Ficando com um corpo lindo de dar inveja a muita menininha.
Com um bom plano de treino é possível conseguir um bom ganho de massa muscular e diminuir seu % de gordura dependendo do seu nível de treino.
Ao manipularmos a intensidade do treino e com a escolha correta dos métodos de treino é fundamental para o ganho de massa muscular e diminuição do ganho de massa muscular, a escolha dos exercícios também é fundamental e devemos dar prioridades a escolhas dos exercícios multiarticulares.
“Mas Gustavo ainda não sei o que são exercícios multiarticulares?”
São exercícios que trabalham mais de uma articulação e com isso fazendo com um numero maior de músculos sejam recrutados. Exemplos básicos, leg press, agachamento, puxada, supino, desenvolvimento.
Por exemplo, um supino reto tem o trabalho do musculo do peitoral, deltoide e tríceps. Os exercícios monoarticulares como, por exemplo, uma extensora tem ativação somente do quadríceps.
Outro exemplo pratico o leg press 45º, o leg press tem ativação direta do quadríceps e também dos glúteos, adutores de coxa, abdômen, e outros músculos estabilizadores durante o movimento.
“Mas Gustavo porque eu devo usar os exercícios multiarticulares?”
No nosso dia a dia usamos mais movimentos articulares, por exemplo, levantar e sentar da patente do banheiro ( agachamento ), pegarmos algo em cima no armário de casa, puxarmos ou empurrarmos alguma coisa durante o dia, só mostra que quanto melhor estivermos adaptados a isso melhor será o nosso cotidiano.
Esses exercícios também possuem um gasto energético maio durante o treino e pós treinos. Quanto mais seu músculos ativarem, mais músculos vão ter que recuperar, mais músculos vão hipertrofiar e o custo energético para o reparo tecidual, reposição de substratos energéticos e tentativa de anabolismo é bem elevado. E com isso gasta-se bastante energia acelerando o metabolismo.
“Mas Gustavo eu gosto de fazer extensora?”
Mas você não precisa deixar de fazer tudo depende do volume total do seu treino e do seu nível de treino para saber se tem ou não a necessidade de cada um dos exercícios. Baste tem bom senso na hora de prescrever.
Sobre Gustavo Martins: Graduado em Educação Física Plena pela UNIVALI e Educação Física Bacharelado em Claretino. Instrutor de Musculação desde 2008. Professor de Pilates formado pelo Instituto Fisio Mar desde 2010. O que é Personal Trainer? PERSONAL TRAINER é o seu professor de condicionamento físico particular que irá lhe instruir na comodidade de seu lar, na academia, no parque ou até mesmo na praia, dependendo de sua disponibilidade e objetivos. "Um treinador Pessoal antes de tudo é um profissional que olha para você e suas necessidades como um todo, pois você não é uma divisão, você é inteiro!
×
Olá!
Clique no meu nome abaixo e fale comigo agora mesmo pelo WhatsApp ou Entre em Contato