24
06/2019

Como determinar metas de treino

Postado em 24 de junho de 2019

Uma meta é algo que precisa ser mensurável de maneira concreta. Ou seja, precisa de um prazo estabelecido para ser alcançada. Ainda, é essencial descrever quais serão os recursos necessários para alcançá-la e qual o papel de cada pessoa para trilhar essa jornada de sucesso.

Quais são as metas do seu treino? Como conquistá-las? Definindo-as de maneira clara e utilizando todas as ferramentas de suporte ao seu favor.

Estabelecer objetivos melhora o desempenho direcionando a atenção para os elementos mais importantes do seu treino. Sendo assim, ajuda você a se manter concentrado, a mobilizar esforços e a ser mais persistente. É uma técnica muito poderosa que pode melhorar a confiança, a motivação, o tempo de recuperação e outros aspectos importantes do alto-rendimento. Mas, para isso, deve ser usado corretamente.

Metas de processo, metas de desempenho e metas de resultado. As metas de processo são direcionadas a exercícios ou ações que ajudam você a executar treinos básicos orientados pelo seu professor. Por exemplo, ajustar a posição do corpo durante a execução dos exercícios.  As metas de desempenho são objetivos voltados para atingir padrões de desempenho comparados a desempenhos anteriores. Por exemplo, melhorar o tempo de treino dentro do que foi orientado. Finalmente, metas de resultado são objetivos voltados para resultados. Por exemplo, colocar aquele bikini novo e bater uma foto de corpo inteiro nas suas férias sem ficar com receio de postar.

É recomendando que a maior parte dos seus objetivos sejam voltados para metas de processo, pois elas estão sob controles e podem ser ajustadas de acordo com suas necessidades.

 


24
06/2019

Ciência do aumento muscular

Postado em 24 de junho de 2019

Os efeitos estéticos do ganho de massa muscular são indiscutíveis, mas esse não é o único benefício da hipertrofia. Afinal, há uma melhora geral do funcionamento do organismo, que se torna mais eficiente com a aceleração metabólica.

Assim, quanto maior a hipertrofia, maior é o incremento do metabolismo. Como consequência, as funções fisiológicas são positivamente afetadas, tornando-se mais eficientes. Entre esses benefícios, há melhora da qualidade do sono, redução da gordura corporal e um maior controle do colesterol. Isso sem falar na melhora da postura, prevenção de doenças e outros ganhos.

Ter um bom treino dentro de uma periodização é fundamental diversificar os exercícios, pois treinar apenas na sua zona de conforto, fazendo apenas os que considera mais fáceis e com os quais já está acostumado dificulta o ganho de massa muscular, gerando acomodação.

Por isso, os exercícios devem ser diversificados de tempos em tempos, até para que você consiga trabalhar adequadamente os diversos grupos musculares e gerar novos estímulos.

A ânsia de ganhar massa muscular frequentemente leva as pessoas ao exagero na carga, porém, levantar muito peso antes de ficar forte o bastante para suportá-lo e executar corretamente os exercícios pode danificar seus músculos, além de não ser eficiente.

Comece sempre com o peso apropriado para a fadiga e proporcione aos seus músculos tempo para que possam obter força. Logo, você vai perceber que o peso usado anteriormente se tornou leve.

Os treinos devem ser de no máximo 60 minutos e a sua intensidade precisa ser a maior possível. Despender muito tempo na academia leva a um gasto calórico muito elevado, seguido de uma queda na produção e secreção de hormônios anabólicos, e uma elevação dos hormônios catabólicos.

Quando o objetivo é ganhar massa muscular, o treino diário não é produtivo nem recomendado. Os músculos precisam se recuperar entre as sessões e, sem esses intervalos, fica muito mais difícil alcançar a massa muscular desejada. Recomenda-se um intervalo de 48 até 96 horas de descanso para cada grupo muscular, dependendo do volume aplicado no treino.


24
06/2019

ERROS E MITOS NA CONSTRUÇÃO MUSCULAR

Postado em 24 de junho de 2019

Sem muito exagero de cada 10 pessoas 8 ou 9 pessoas que treinam nas academias não treinam corretamente. Em alguns casos era melhor nem ter ido treinar do que realizar um planejamento de treino incoerente. Hahhaha

Num geral algumas pessoas seguem treinos feitos por um sistema de computador feito por um sistema de inteligência artificial, onde se é colocado as características dos alunos através de uma “avaliação”, ou pior sie que tem pior pegam programas aleatórios no youtube ou copiam os treinos de atletas. Não vou nem comentar os “coach” faz tudo que prescrevem dieta e treino.

Pessoas estão empacadas sem nenhum ganho ou estão somente ganhos pequenos a custa de um grande esforço nulo. Muitos aumentam por conta própria, pois o que consideram “certo” uma quantidade de exercícios, com mais ou menos intervalos, ou a escolha correta dos exercícios para suas necessidades.

O  fato  é   que   um  excesso  de   repetições ou exercícios  podem ,  de   fato ,  provocar  uma   overdose   no treino,  o  que   não   só  o  priva   do  crescimento  muscular almeja do  e   faz   você   se sentir  esgota do  e   letárgico  como   ainda   pode  efetivamente   provocar  perda  de massa   muscular.

Sua academia oferece alguns equipamentos inúteis que não em alguns momentos não servem para nada. Alguns exercícios simplesmente não estimulam os músculos de forma necessária como os pesos livres ( barra, halteres, anilhas)

Nós, humanos, instintivamente evitamos a dor e o desconforto e buscamos o prazer e o bem-estar na vida. Mas, se permitirmos que essa propensão determine o ritmo de nosso trabalho físico, estamos arruinados. A musculação é uma atividade intensa e desconfortável.

O básico é que, se seu programa de treino for montado corretamente, você pode registrar ganhos impressionantes de massa muscular praticando apenas de 30 a 60 minutos por dia.


24
06/2019

O QUE IMPEDE QU E VOCÊ ALCANCE SUAS METAS DE SAÚDE E CONDICIONAMENTO FÍSICO

Postado em 24 de junho de 2019
Com o tanto de “informações e desinformações” espalhadas nas redes sociais muitas pessoas ficam perdidas a respeite de como deve cuidar da sua saúde e condicionamento físico. Pessoas estão suscetíveis a falsas informações e mentiras, embora algumas informações possam dar impressão de verdadeiras uma mentira contada varias vezes não vai deixar de ser uma mentira. Poucos profissionais sabem explicar de forma correta e simples alguns questionamentos e duvidas diárias, por isso muitas pessoas acreditam praticamente em qualquer coisa que lhes disserem. Muitas pessoas sentem estresse, raiva e pena de si mesmas, por acreditarem que lhes faltam tempo para cuidar da própria saúde, dos filhos ou do casamento. Preocupar consigo mesmo (a) e com a família é extremamente importante. No entanto, quando você tem uma vida desorganizada, sem tempo para passar com as pessoas que ama ou então cuidar da própria saúde, você acaba permitindo que as outras áreas da sua vida sejam afetadas. Se você está farto de sentir-se cansado, estressado, desanimado por começar algo e parar no meio do caminho, ver pessoas com menos capacidade do que você produzindo, realizando e conquistando, então este é o momento inicial da mudança. Você pode construir sua própria estrada e chegar nos seus melhores resultados, colocando o poder do foco para trabalhar em sua vida cuidando da sua saúde e melhorando seu condicionamento físico. A primeira coisa é filtrar e seguir somente bons profissionais e pessoas respeitáveis nas suas redes sociais que lhe agreguem algo.    

16
06/2019

Transpirar

Postado em 16 de junho de 2019

“Gustavo eu não entendo como eu suo tanto e tem pessoas que nem parece que treina”

“Gustavo eu sair suada da academia eu vou emagrecer mais?”

Eu particularmente gosto de treinar e sair com a camiseta molhada seja do meu treino de musculação ou do meu treino aeróbico, tenho a sensação de que parece que o treino rendeu ainda muito mais.

Mas isso é só psicológico.  Quando isso não ocorre você associa que não queimou gordura e não vai acabar não emagrecendo.

Se a teoria de que suar emagrecesse mais, era só se trancar em uma sauna e realizar seu treino lá dentro que ia sair magrinha(o). Sua é só uma resposta natural do nosso corpo para controlar a nossa temperatura corporal.

Quando a nossa temperatura corporal fica muito elevada perdemos rendimento e podemos até passar mal, por isso a importância de treinar com roupas confortáveis, e sempre beber bastante água durante o treino e durante o dia.

Sua gordura não sai com suar, sua gordura sai com a dieta e o treino que realiza durante a semana.

Se você realmente quer mudar procure bons profissionais, conheça o meu método de trabalho que está ajudando varias pessoas pelo Brasil e pelo mundo a transformar suas vidas criando hábitos positivos em relação aos treinos.


16
06/2019

Quantas vezes você deixou de treinar?

Postado em 16 de junho de 2019

Esse ano? Esse mês? Essa semana quantas vezes você deixou de treinar? Ou ainda nem começou a treinar ?

Treinar é um vicio que faz bem ao seu corpo. Treinar tem a capacidade de mudar sua vida e a de qualquer outra pessoa, ele causa uma melhora na nossa relação com as outras pessoas, uma melhora fora do comum na nossa saúde e nos nossos relacionamentos.

A Merda toda começa a ficar feia porque 9 a cada 10 pessoas que iniciam os treinos acabam desistindo por algum motivo. Na sua grande parte acabam desistindo alegando a “falta de tempo”.

É possível mudar essa situação?

Um estudo com mais de 60 mil participantes e depois de 53 semanas apenas 8-9% dessas pessoas que são 5.400 participantes não desistiram dos treinos.

Como não desistir: Tenha um bom treino, entenda o porquê você está treinando, como seria sua vida se conseguisse manter uma boa rotina de treino, entender que você não precisa se matar na academia para conseguir um bom resultado, entender que tirar 30 a 45 minutos por ao menos 3 x na semana para cuidar da sua saúde é fundamental, você não precisa gostar de fazer musculação, você só precisa entender que ela faz bem para sua vida, pode conciliar ela com outra atividade que lhe agrade.


16
06/2019

Quando fazer alongamento?

Postado em 16 de junho de 2019

“Gustavo quando devo alongar antes ou depois do treino?”

Duvida muito comum ainda entre os praticantes de musculação, por isso vamos buscar entender um pouco mais sobre como funciona e o que a ciência diz.

A literatura mostra que alongar antes do treino pode diminuir o desempenho e a força muscular, além de não ter nenhuma relação entre prevenir futuras lesões. Um estudo de Vieira analisou artigos sobre o tema de alongamento e concluiu que o mesmo pode diminuir a força dos músculos alongados, diminuindo sua capacidade de contração e explosão muscular, na hora do treino. O trabalho de flexibilidade o alongamento acaba relaxando sua musculatura e tendões dificultando a aplicação de força durante o seu treino.

Se o seu objetivo não for ganhar força muscular de acordo com a sua periodização pode alongar no inicio do seu treino, não vai mudar em nada.

Um bom trabalho de alongamento é importante e deve ser sempre realizado em momentos estratégicos de acordo com o seu objetivo e necessidades  uma opção é realizar em horários separados do seu treino, caso isso não seja possível na grande maioria das vezes já que a falta de tempo domina a humanidade nos dias de hoje você pode alongar grupos musculares que não foram trabalhados durante o seu treino.

Alongar ira melhorar a sua flexibilidade evitando que você tenha um encurtamento muscular melhorando sua mobilidade articular e assim como também ajuda na liberação de hormônios anabólicos.


16
06/2019

Psicologico e obesidade

Postado em 16 de junho de 2019

Como foi dito anteriormente o fator psicológico na maioria das vezes é negligenciado na prevenção e/ou tratamento da obesidade. Nos dias atuais, cada vez mais indivíduos têm desenvolvido alterações psicológicas, sendo que o estilo de vida moderno parece ser o principal fator por trás desta constatação.

Pesquisas relacionam patologias como ansiedade e depressão como fator desencadeador do acúmulo excessivo de tecido adiposo. E mais, isso pode se tornar um ciclo vicioso, alterações psicológicas podem levar a obesidade e a obesidade pode levar a alterações psicológicas.

Nesse sentido, a obesidade pode levar a compulsão alimentar e o indivíduo se torna viciado em comer. Estudos extremante recentes publicados em 2010 e 2011 na revista Nature têm comparado a compulsão alimentar com o vício em drogas como cocaína, em função de alterações fisiológicas ocorrerem na mesmas regiões do cérebro. A luz destes fatos, todo e qualquer programa de prevenção ou tratamento da obesidade deve contar com uma psicóloga na equipe multidisciplinar.


16
06/2019

Preciso comer de 3 em 3 horas ?

Postado em 16 de junho de 2019

Esse é um mito que para conseguis bons resultados tem que comer de 3 em 3 horas para que o metabolismo bombe, e maximiza a queima de gordura. Sabemos que isso não é uma verdade absoluta.

Uma meta analise onde os autorias selecionaram todos os estudos realizados sobre esse tema analisaram estatisticamente e chegaram a conclusão de que comer de 3 em 3 horas não se mostrou melhor do que comer com uma menor frequência durante o dia.

Aumentar a sua quantidade de refeições ao decorrer do dia não se mostrou favorável na melhora da composição corporal. O que vale de verdade é a aderência ao plano alimentar proposto pelo nutricionista. Para o emagrecimento o importante é o balanço energético ou seja para conseguir emagrecer comer menos do que gasta energia, durante o dia a dia para aumentar o seu peso, e para hipertrofia tem que comer mais do que gasta, claro que de maneira correta.

Aumentar a quantidade de refeições se mostrou eficiente para ajudar a diminuir a fome e a controlar o apetite.  Para conseguir chegar ao seu objetivo, o importante é ter aderência na alimentação e no treino.


15
06/2019

Tendinite e musculação

Postado em 15 de junho de 2019

Tendinite uma inflamação de um ou mais tendões que provoca inchaço e dores. “DOI BASTANTE” É um problema bastante comum, que pode ter diversas causas e costuma atingir principalmente os ombros, braços, cotovelos e punhos. Sentir incômodo em algum tendão não indica necessariamente que alguém está com tendinite OK.

O treino deve ser mantido, embora com algumas restrições na escolhas corretas dos exercícios, é supor importante algumas avaliações, a respeito dos limites dentro das necessidades de cada um INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA.

1º Treino deve ser equilibrado, evolua os músculos, treine o seu corpo como um todo, não é hora da dar prioridade e negligenciar outro.

2º Faça trabalhos de alongamentos e mobilidade, pois músculos encurtados podem influenciar na sua lesão.

3º Não é hora de aumentar o seu EGO, evite aumentar a carga colocando uma carga que seu corpo não está preparado para suportar pode ter sido isso o motivo da sua lesão, seus tendões irão agradecer.

4º Tenha um treino planejado evite o excesso de treino e sabia dar o descanso que seu corpo tanto necessita.

5º Utilizar uma postura correta no momento de realizar exercícios repetitivos também é ideal até mesmo para evitar algum tipo de lesão mais grave.