26
11/2018

QUANTO VOCÊ REALMENTE DESEJA A MUDAR?

Postado em 26 de novembro de 2018

Muitos querem buscar uma boa melhora mas não correm atrás do realmente desejam.

Pensem no emagrecimento como uma mudança de vida uma mudança interna, que certamente fara uma grande diferença, você precisa renovar seus desejos e pensamentos, criar novos hábitos e atitudes, seu corpo só ira mudar quando sua mente mudar.

Não pense em emagrecer porque a sociedade impõe um padrão de beleza, emagreça porque faz bem para sua saúde. Emagreça para ter aquela sessão de felicidade de que colocou uma roupa e se sentiu bem, sem ficar incomodado com que os outros vão pensar, emagreça por elevar sua autoestima, emagreça pensando em sua saúde, em poder ter uma vida saudável quando chegar a velhice, vai estar muito melhor do que agora.

Pare de pensar no que os outros irão achar de você! Faça, mude e seja você o seu maior desafio.


26
11/2018

DEVO IR SEMPRE ATE A FALHA?

Postado em 26 de novembro de 2018

Alguns treinadores afirmam que deve sempre treinar até a falha muscular, mas será que todo mundo deve treinar assim?

Estudos mostram que alunos iniciantes não possuem a necessidade de treinar até a falha, já alunos avançados é uma ótima opção, e que pode fazer uma enorme diferença. Vale a pena lembrar que quando se treina até a falha é importante ter o volume total de treino ajustado, para que tenha um tempo de descanso adequado entre um treino e outro, para evitar o overtraining.

Treinar até a falha não é simplesmente parar de executar o exercícios porque está doendo ou está com algum desconforto, porque está achando difícil, isso não é falhar, de modo simples falhar é quando você não consegue mais executar mais nenhuma repetição de forma correta dentro da margem de repetições propostas no inicio do treino planejamento de treino.

Não tem como adivinhar quando vai falhar, você simplesmente falha. Converse com seu professor para ajustar o seu treino, caso você seja uma pessoa treinada e deseja treinar até a falha.

 Uma boa opção para treinar até a falha é utilizar maquinas ao invés de pesos livres essa dica serve para quem treina sozinho. Bom treino.


26
11/2018

COMO EMAGRECER FAZENDO MUSCULAÇÃO

Postado em 26 de novembro de 2018

“Gustavo tem certeza que musculação emagrece?” SIM. Se você tiver uma dieta ajustada para tal objetivo.

Sua dieta pode ser hipercalórica ou hipocalórica. Elas basicamente são aplicadas a objetivos distintos. A primeira, quando o objetivo é o aumento do volume corporal e a segunda quando o objetivo é diminuir esse volume. Mas falo isso grosso modo, pois a prescrição de uma dieta implica em muitas outras variáveis de responsabilidade da área de Nutrição. Por isso, o acompanhamento nutricional é de suma importância para alinhar a dieta ideal aos treinos, e, acima de tudo, buscar os resultados que você tanto deseja.

Vamos lá primeira mente vocês precisam entender que não é simples montar um treino, e não é só pegar um monte de exercícios para o grupo muscular que vai treinar no dia e descer o cassete até a falha e ponto.

Os exercícios contra resistência de força são de extrema importância se você deseja bons resultados em sua qualidade de vida e perda peso. A prática de musculação emagrece sim, pois os músculos gastam uma grande quantidade de energia para realizar suas atividades do dia a dia. Quanto mais recrutados eles forem, mais energia consumirá e, consequentemente, maior será a queima de calorias.

A musculação, é a atividade que promove os mais eficientes resultados, porém é fundamental que você entenda que há infinitas formas de se planejar um treino, variáveis devem ser consideradas de maneira individualizada.

A prática da musculação, quando trabalhada de maneira intensa, promove grande aceleração metabólica, que se mantém por até 48 horas após o treino devido aos processos fisiológicos envolvidos na reconstrução Muscular, que, por sua vez, faz com que seu corpo tenha uma exigência de demanda energética muito alta, o que significa que gasta muitas calorias para se recuperar!

Como eu falei no começo, a dieta equilibrada e adaptada as suas necessidades e objetivos é que lhe trará o resultado que você realmente quer! Mas é muito importante que você saiba da grande eficiência da musculação no processo de emagrecimento e qualidade de vida.


19
11/2018

Nem sempre fazer aquele exercício a mais é a melhor opção

Postado em 19 de novembro de 2018

“Gustavo terminei o treino, posso fazer mais a extensora gosto de ter ela no meu treino”

“Gustavo achei muito pouco 4 exercícios para peito não da para fazer mais um não”

NÃO NÃO NÃO. O que determina a eficiência do seu treino é o volume total entre as series, para construir toda a intensidade a ser trabalhada, muitas vezes o excesso de exercícios ou colocar aquele por conta própria pode ser bastante prejudicial.

Quando determinamos a quantidade de series dentro da periodização proposta ao seu objetivo, controlamos  de forma positiva a quantidade de lesões a serem geradas ao seu corpo, onde consiga suportar determinado esforço, assim favorecendo ao processo de hipertrofia muscular.

Como sabemos nosso corpo está preparado para suportar um limite, por isso se faz necessário o descanso muscular, para que seu corpo se recupere de forma correta. Devemos dias, dependendo do tipo de exercício realizado, quantidade e a intensidade aplicada, entre outros fatores.

Essas variações entre tempo de intervalo entre um treino e outro depende muito do nível de treino de cada um, é sempre melhor equilibrar entre treino e recuperação e estar pronto a fazer sempre o que lhe foi orientado do que se prejudicar realizando muitos além do que foi planejados dias de atividades sem recuperação adequada e ter consequências que gerarão problemas futuros.


19
11/2018

DUVIDAS SOBRE O STIFF

Postado em 19 de novembro de 2018
“Gustavo nunca sei se estou fazendo o STIFF de forma correta?” Uns exercícios, que na grande maioria das vezes está em algum momento no planejamento de treino de algum aluno. O exercício stiff trabalha  os músculos isquiotibiais – grupo formado pelo bíceps femoral, pelo semimembranoso e pelo semitendinoso, que estão localizados na região posterior da coxa e possuem a tarefa de flexionar o joelho e estender o quadril – e os músculos paravertebrais, da parte posterior do tronco, que são responsáveis por manter o tronco reto quando o corpo está na posição de pé, além de puxarem a coluna para frente. Para alunos iniciantes posicionar um cabo de vassoura sobre a coluna ou mesmo aquela barrinha de PUMP sobre a coluna em quanto executa o movimento pode ser uma bela forma de trabalhar o processo educativo  desse exercício. De forma simples usar a barrinha ou o cabo ele não pode tocar a região anatômica da lordose cervical, como a sua região da lordose lombar, deve tocar apenas a região da sua cabeça pois ela deve estar sempre ereta, olhando para baixo. Qual o limite da amplitude a ser trabalhada? Quando deixamos de manter a curvatura anatômica da coluna, isso é quando o cabo encostar em algumas das regiões citadas a cima, deixando de ficar reta.  Como melhorar? Devem ser trabalhados em conjunto exercícios que melhorem a mobilidade articular, flexibilidade, coordenação, consciência corporal, e de acordo com a periodização um trabalho de ganho de força e resistência.  

19
11/2018

COMO DEFINIR SEU ABDOMEN

Postado em 19 de novembro de 2018
“Gustavo meu sonho é ter abdômen seco, definido” Ao realizarmos exercícios abdominais deixamos nossos músculos mais fortes, porem aquela barriga seca, definida o famoso tanquinho só vai aparecer  para quem tem um baixo % de gordura corporal, de nada adianta ficar horas fazendo vários exercícios, se sua dieta estiver errada, você pode ter um abdômen super forte porem escondido atrás de uma camada enorme de gordura. Alguns procedimentos estéticos, como drenagem e seus inúmeros métodos tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo  a trabalhar de forma mais acelerada. Entre os principais benefícios do método estão a redução da retenção de líquido, ativação da circulação sanguínea, mas de nada adianta gastar dinheiro com tratamentos se não conseguir alinhar dieta e treino, com a mesma força de vontade. A musculatura abdominal é um muculos como qualquer outro, deve ter seu descanso, dependendo da intensidade que foi trabalhada. Não tem como perder exclusivamente gordura da barriga (como muitos pensam), perdemos a gordura total do corpo. Aos falsos magros também podem ter barriga, olhar para um homem ou mulher de pernas finas e barriga grande as pessoas dizem que ele (a) é magro, mas ele(a) tem obesidade abdominal, que é o tipo mais perigoso. A gordura abdominal pode estar associada a problemas como colesterol alto, diabetes e hipertensão. Exercício físico MUSCULAÇÃO é ótimo para perder a barriga, mas isso tudo vai depender do que você come.  

12
11/2018

QUANTO EU DEVO TREINAR POR SEMANA

Postado em 12 de novembro de 2018
Um estudo feito por Shoenfeld e Grgic ano passado em 2017, onde analisaram qual o volume ideal entre os treinos de musculação. Nesse estudo os autores pontuaram nas evidencias contrariando os “Dr” que o volume de treino é necessário para o trabalho de hipertrofia, os maiores volumes mostram maiores crescimentos musculares, os ajustes na quantidade series se faz necessário na hora da montagem do planejamento de treino. “Gustavo mas quantas series eu devo fazer?” Depende de quem, para quem, o porque, para que, entre outras inúmeras informações na hora da montagem do treino, a literatura atual mostra que entre 9 ou mais series por semana, é um bom ponto de partida na hora da montagem dos programas de treino. “Gustavo então é só fazer 9 series para peito que já está bom ? Não como disse, Depende de quem, para quem, o porque, para que, entre outras inúmeras informações na hora da montagem do treino. Alguns novos artigos mostram de forma positiva que alunos bem treinados responderam de forma positiva um total de 15 a 20 series semanais por grupo muscular por semana, claro que tudo isso bem planejado, dentro de um longo processo de periodização. Saber planejar o treino é fundamental saber usar estratégia essencial para maximizar as adaptações musculares induzidas pelo exercício. Referência: Schoenfeld BJ, Grgic J. Evidence-Based Guidelines for Resistance Training Volume to Maximize Muscle Hypertrophy. Strength and conditioning journal · December 2017. DOI: 10.1519/SSC.0000000000000363

12
11/2018

NÃO COMETA ESSES ERROS

Postado em 12 de novembro de 2018

Muitos treinam já a um longo tempo, “treinam bem” em busca de resultados e nada muda. Se liga nos erros que você pode está cometendo que estão atrapalhando seus resultados.

  • Se mata treinando, mas não é capaz de cuidar da alimentação “Dieta” de nada adianta assim você nunca vai conseguir emagrecer, vai ser um gordinho com bom condicionamento físico, O mesmo treino que você faz para emagrecer é o mesmo treino que faz você ganhar músculos, o que muda entre um e outro é somente a sua dieta.
  • A prenda a treinar e tenha um treino bem elaborado, muitas vezes mais é menos, Treinar duas horas sem intensidade não quer dizer nada! A não ser que esse volume tenha um propósito. Muitas vezes conseguimos realizar um ótimo treino em 45 minutos 1 hora no máximo.
  • O aeróbico é importante no processo de emagrecimento, porem a prioridade é sempre a musculação, se você gosta de fazer esteira, transport, bicicleta, faça sempre depois do seu treino de musculação.
  • Treine sempre bom boa amplitude, e com movimentos corretos, de nada vale encher as maquinas de carga se não vai conseguir executar corretamente. Para de treinar seu EGO, e comece a treinar seus músculos de verdade!
  • Pare de ficar se pesando diariamente, Você pode estar ganhando massa muscular e perdendo gordura.
  • Ter dor pós-treino não é sinônimo de eficiência no treino e suar não significa perder gordura, Procure auxilio de bons profissionais, pesquise antes sobre eles e tenha resultados! Bons treinos!
  • Suplementação não faz milagre e só funciona se realmente tiver necessidade de acordo com as suas necessidades diárias.

12
11/2018

Como perder gordura dos braços ?

Postado em 12 de novembro de 2018

“Gustavo o que mais me incomoda é as gordurinhas no meu braço”

“Gustavo quando for montar o meu treino, coloca bastante exercícios para o tchauzinho”

Não é de hoje que o problema no “tchauzinho” é o dilema de muitas mulheres que praticam musculação diariamente.

O interessante é que já foram explicadas inúmeras vezes que exercícios específicos para diminuir gordura localizada não existem, e não ajuda a diminuir gordura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Isso ocorre porque nosso corpo, não quebra mais gordura em determinada região fazendo exercício localizado. A pratica regular de musculação estimula a maior quebra de gordura, mas esse processo acontece no seu corpo como um todo.

É importante saber que exercícios localizados, seja eles para os braços ou para qualquer outra região do seu corpo não vai diminuir medidas. Outro ponto importante é que exercícios multiarticulares que trabalhem mais de uma musculatura tem um impacto maior quando trabalhado no processo de emagrecimento e perda de medidas.

“Gustavo como eu vou saber quais exercícios?” www.gustavomartinspersonal.com.br/consultoria ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


05
11/2018

SERÁ QUE MEU TREINO DE MEMBROS INFERIORES É EFICIENTE?

Postado em 5 de novembro de 2018

Sabemos que para conseguir resultados não é fácil. Por isso, é importante entender que se você quer ganhar músculos, entenda que você deve se esforçar e ficar cansado ao final de cada serie.

Busquem chegar mais próximo da falha muscular possível, os exercícios quando levado até a fadiga, independente da carga, gera são excelentes para ganhos musculares Shoenfeld,2016.

O tempo de intervalo entre as series é uma variável fundamental que ajuda você a chegar bem próximo ou a falha muscular, então preste atenção na hora do treino.

A quantidade de exercícios pouco importa se o volume total de treino estiver ajustado para que você consiga treinar com uma boa intensidade e de forma eficiente. Então não adianta achar que tem que fazer 4 exercícios para quadríceps, 4 para posteriores de coxa e 4 para glúteos, tudo tem o limite correto a ser realizado.

Treinar sempre com a técnica correta é fundamental mesmo que a variável carga seja reduzida. Uma boa técnica ajuda na questão da amplitude correta do movimento, fazendo com que você concentre-se na musculatura trabalhada, isso fara toda a diferença. Para que consiga realizar um bom treino e tenha uma boa recuperação muscular não treine em dias consecutivos dependendo do volume de treino sua musculatura pode levar até 72 horas de recuperação.

Seu treino deve ser sempre desafiador, e motivante, você tem que ter o prazer em realizar. Mesmo que muitos possuem aquela velha ideia de que treino tem que ser eficiente não divertido.