25
08/2018

SEUS GLÚTEOS NÃO CRESCEM EU TE DIGO O MOTIVO

Postado em 25 de agosto de 2018

“Gustavo faço academia todos os dias e não vejo resultados”

“Gustavo sigo o que meu professor me mandou e não tenho resultados”

“Gustavo treino pernas todos os dias e minhas pernas não mudam”

Treinar muito não quer dizer treinar com eficiência, isso é fato. Realizar um belo treino vai muito além da pratica diária, envolve conhecimento, teórico, em cinesiologia, fisiologia, anatomia, entre outros inúmeros fatores, fundamentais na hora da prescrição, do seu professor.

“Gustavo vi fulana fazendo esse exercício aqui ó ele é bom para crescer os glúteos”

“Nossa Gustavo vi uma menina fazendo esse exercício já ia copiar e colocar no meu treino”

Copiar o treino da “Amiguinha de academia” não ira resolver seu problema nem de longe. Meus amores se sua bunda não cresceu até hoje é porque você vem treinando errado desde sempre. Nunca teve um treino que respeitou sua individualidade.

Será que seus glúteos não cresceram porque você tem um glúteo encurtado? Ou será que você não tem que fazer um trabalho de fortalecimento em determinada região? Será que você esta fazendo a escolha certa dos exercícios para seu objetivo? Será que você esta dando o intervalo correto para que tenha um descanso muscular para um trabalho de hipertrofia? Será que continuar “dividindo” seus treinos de pernas você esta fazendo correto?

Será mesmo que você sabe mesmo de musculação para prescrever seu treino sozinho? Ou já passou da hora de contratar um bom profissional de Educação Física.


25
08/2018

TREINO PÓS PARTO

Postado em 25 de agosto de 2018

“Gustavo acabei de ter filho já quando posso voltar a treinar?”

Faço acompanhamento de 5 gravidas que estão a todo vapor nos treinos, e algumas deles antes mesmo do filho nascer já me perguntaram quando elas vão poder voltar a treinar.

Zourladani et al (2015) mostra que, além de não sofrerem consequências negativas com o treinamento, mulheres que treinam no pós parto tendem a ter maiores reduções do percentual de gordura, além de melhorarem a força e resistência muscular. Acho que isso é o que todas queriam saber.

Mas quando voltar a treinar? A recomendação para mulheres que já treinavam é um retorno entre 4 a 6 semanas após o parto, seja normal ou cesariana, pois a principal implicação é uma possível alteração no útero, o que se deve analisar é a individualidade de cada uma das alunas, e em qual situação ela se encontra para assim analisar qual o melhor método a ser aplicado.

Aquela velha historia de que não pode voltar cedo que tem que esperar 3, 4, 5, meses já virou lenda urbana, e deixar de treinar pode ser prejudicial para uma melhora na parte de condicionamento físico, e fortalecimento muscular.

O maior problema de voltar a treinar é encontrar um tempinho e encontrar alguém para cuidar do seu bebe, fora isso é hora de você mamãe cuidar de você mesma.


25
08/2018

MUSCULAÇÃO PARA MULHERES COM MAIS DE 50 ANOS

Postado em 25 de agosto de 2018

Outro dia fiz uma postagem perguntando quais os assuntos que vocês queriam saber sobre musculação. Essa foi uma das mais pedidas. Musculação para mulheres com mais de 50 anos.

Eu Gustavo considero uma pessoa com 50 anos jovem, e não vejo motivo para tal desespero da grande maioria, pois ainda é muitos anos para conseguir uma ótima melhora.

Seria ótima que com o passar dos anos fossemos envelhecendo e nosso corpo ficasse mais lindo ganhando curvas, e força, nosso organismo funcionasse cada vez melhor junto com o nosso metabolismo e os hormônios sempre 100%.

Infelizmente sabemos que nada disso é verdade.  A medida que envelhecemos nosso corpo acaba sofrendo mudanças que quando chegamos próximos aos 50 são complicados principalmente para vocês mulheres. Envelhecer de forma saudável e bem é para poucas, pois envelhecer é muito mais além de um conjunto de fato chamado idade.

Como a grande maioria do meu publico é feminino, através de varias conversas que tenho acabo acompanhando e avaliando as mudanças tanto positivas quanto negativas de cada uma das alunas elas físicas e comportamentais.

Algumas devido a grande regularidade da pratica de musculação a muito tempo não sentem tanto o passar dos anos, outras um pouco mais com o aumento da flacidez e celulites, com o metabolismo mais lento acaba atrapalhando todo o processo de emagrecimento, ansiedade entre outros fatores.

Para sorte de muitas vocês todo esse processo pode ser diminuído, pois vocês mulheres podem ficar maravilhosas depois dos 50 anos. “Gustavo como eu posso melhorar?” Me contratando =)

Musculação é o básico e o fundamental na vida de vocês principalmente depois dos 40, vocês podem realizar as aulas que tanto amam, mas musculação é fundamental. Somente ela lhe dará resultados visíveis, controle do peso, ganho de massa muscular, aumento da densidade óssea, melhora de força, redução de celulite e flacidez, façam musculação.

Deixe o medo de lado e inicie novas mudanças na sua vida. Eu posso lhe ajudar, Consultoria Online e Personal Trainer.


25
08/2018

GLÚTEOS 4 APOIOS VALE A PENA ?

Postado em 25 de agosto de 2018

Esse é um assunto que gerar muita mais muita discussão na área da educação física.

E com toda certeza não é a primeira nem a ultima postagem que eu devo fazer sobre o assunto.

Nesses meus 10 anos nas salas de musculação já escutei “Gustavo serve como complemento do agachamento” “O glúteo 4 apoios serve para dar a forma a voltinha nos glúteos.” “O glúteo caneleira serve para fazer o acabamento dos glúteos” Entre outras inúmeras outras afirmações.

Vamos aos fatos. Um estudo feito por pesquisadores University of Michigan teve como objetivo avaliar a atividade eletromiografica do glúteo máximo, estudo realizado com 35 mulheres utilizando diferentes exercícios como agachamento extensão de quadril (4 apoios), leg press entre outros. Sem nenhuma novidade o agachamento foi o exercício que teve a maior ativação do glúteo máximo, tendo uma ativação de em médio de 30 a 35 %. O favorito da mulherada o glúteo caneleira (4 apoios) teve uma ativação de 10 a 12%. O Leg press teve uma ativação de 18 a 20 %, o Stiff teve uma boa ativação de 28 a 30%. A ativação muscular acontece sempre quando realizados com boas amplitudes, um fator determinante para definir a sua amplitude de cada movimento é o seu trabalho de flexibilidade.

Ter um glúteo bonito é o desejo de todas as mulheres, porem o que acontece que a grande maioria das mulheres não sabe a forma correta de se treinar.

O músculo glúteo máximo é ativado e participa dos movimentos de extensão e rotação lateral do quadril. O músculo glúteo médio participa dos movimentos de flexão, abdução e rotação medial do quadril.  Por tanto os exercícios que não exige esses movimentos tem pouca ou nenhuma ativação muscular.

Eu sou daquele que antes de prescrever qualquer exercício, me pergunto “o porque” “para que” “para quem” “qual o objetivo”, assim é possível analisar se passar ou não qualquer exercício “isolado” para os glúteos. 


25
08/2018

3 X NA SEMANA CONSIGO TREINAR PERNA COM INTENSIDADE?

Postado em 25 de agosto de 2018

O que todo professor deveria parar antes e analisar ao iniciar uma prescrição e periodização são alguns pontos fundamentais para melhora dos seus alunos no fator resultados como, volume de e exercícios durante o treino, período de descanso entre um treino e outro, frequência do aluno na academia entre outras variáveis fundamentais. Ao analisarmos tudo isso e mais um pouco, buscamos chegar ao treino ideal para aquele momento em que o aluno se encontra.

Ai chega os seres abençoados em falam “Gustavo quero hipertrofia de perna, então monta um treino para treinar 3 x na semana perna”. Vocês mulheres que dizem que “treinam muito bem”, se acham capazes de treinar 3 x na semana membros inferiores com boa intensidade? Dia sim dia não 48 horas serão o suficiente para sua musculatura se recuperar? Que depois de se matar no treino na segunda ela vai estar nova para o treino da quarta? É claro que não

O que deveria acontecer: O professor monta o treino vocês irão reproduzir, de maneira correta, onde suas musculaturas irão receber estímulos no qual não esta adaptada, gerando novas microlesões nas suas células musculares e miofibrilas seu corpo não acostumado a esse estimulo ele aumenta o processo de recuperação no sarcoplasma, ocorrendo aumento na síntese de proteínas contrateis que acaba aumentando por causa do processo de recuperação, ocorrendo um aumento na secção transversa da sua musculatura tornando ele maior. Deu para entender? De forma simples tentei resumir

Treinar de forma adequada 2 x na semana já é o suficiente para conseguir um maravilhoso resultado. Se atletas, que possuem uma alimentação controlada, treinam muito melhor que todos nos, não treinam membros inferiores mais que 2 x na semana, porque vocês que não possuem o melhor estilo de vida acham que são capazes de reproduzir um treino de perna adequado 3 x na semana.

É quase certeza que me desculpem o perdão da palavra vai da Merda. Seu músculo precisa de descanso para hipertrofiar entenda isso.

“Gustavo, mas meu professor montou meu treino, segunda quadríceps, quarta posterior, e sexta glúteo esta certo assim?” Volte varias postagens e leia todas antes de perguntar.


25
08/2018

COMO MELHORAR OS EFEITOS DA CELULITE

Postado em 25 de agosto de 2018

Uma grande reclamação de todas as mulheres “Gustavo minhas pernas estão melhorando, mas meus glúteos continuam flácidos e com celulites” “Gustavo quero diminuir as celulites das pernas e glúteos”

Algumas mulheres possuem mais outras menos, mas na verdade que a grande maioria tem isso se da pelo aumento da quantidade e o tamanho das células de gordura, que aumentam e são empurradas pelo tecido conjuntivo alterando a aparência e a textura da sua pele.

Vamos buscar entender sobre como ocorre a celulite de que forma podemos melhorar seus efeitos.

A grande maioria dos casos começa na fase da pós-puberdade quando os níveis de estrogênio das mulheres se elevam e começar a transformar (mudar) o corpo de vocês mulheres. Essas células de gorduras são formadas abaixo da pele por pequenos filamentos de tecido conjuntivo. Dentro dessas células existem veias e artérias que trazem o seu sangue e os nutrientes além de vasos linfáticos que transportam esses substratos de volta a sua circulação.

Pensando em treino (musculação), quando realizamos um bom treino onde melhoramos os estímulos na região, ainda mais que se pensar que existe uma maior dificuldade circulatória nesses locais a partir do momento que a gordura aumenta. Existem vários fatores para o aparecimento da celulite: genética, fatores hormonais, estilo de vida, alimentação, etc.

Para iniciar uma mudança se deve haver uma mudança de comportamento. Para que você melhore sua celulite você precisa seguir uma dieta, treinar musculação e fazer aeróbio de forma correta tudo voltado ao seu objetivo. Continuar sentada no sofá reclamando que não tem tempo para fazer exercícios não vai sumir sua celulite.. Tudo depende do quanto você deseja mudar e ter novas atitudes.


25
08/2018

MUSCULAÇÃO PARA MULHERES E SEUS BENEFICIOS

Postado em 25 de agosto de 2018

Quando pensamos em emagrecimento, logo vem na cabeça correr na esteira, aulas de ginastica, aulas de dança. Normalmente a parte aeróbica é favorita da mulherada, e quando as questionamos o porquê de não realizar musculação elas sempre demonstram a falta de interesse.

Ai que começa o grande erro, treinar musculação não é somente indicada para quem ganhar músculos. Um estudo americano fez uma comparação com 1 mil mulheres e concluíram que realizar musculação diminui ate 29% de diabetes tipo 2 e 19% as doenças cardiovasculares. Além de um significativo de aumento de massa muscular, causando uma melhora ate na alimentação, comparada com mulheres que não praticavam musculação.

Eu não quero dizer que você tem que parar de realizar a sua aula de zumba que tanto ama, pelo contrario minhas amigas, com um bom planejamento de treino você pode combinar para melhorar ainda mais os seus resultados. Esse mesmo estudo mostra que as mulheres que praticavam musculação alinhada a pratica de atividade aeróbica tiveram 60% menos risco de desenvolver diabetes.

Não há duvidas que a praticar de musculação regular lhe garante uma vida muito mais saudável. Antes de sair igual uma louca deve procurar orientação de um profissional de Educação Física qualificado para desenvolver o seu planejamento de treino.

1º Favorece na queima de gordura corporal: Realizar somente atividades aeróbicas não lhe dará os mesmos benefícios que quanto combinado com a musculação. Um bom planejamento de treino ira favorecer e muito na queima de gordura.

2º Melhora na libido – melhora no apetite sexual, ela ira ajudar na produção de testosterona, melhorando o seu bem estar, ajudando nessa melhora. Melhoram na qualidade de sono, inúmeros estudos mostram uma melhora grande na qualidade e na duração do seu sono.

3º Ajuda a diminuir o estresse  do dia a dia, o seu corpo de adapta e fica mais tolerante ao estresse gerado pelas atividades diárias. Melhora na sua energia, trinar bem ajuda na estimulação da liberação química do seu cérebro que fara você se sentir bem alterando e melhorando seu humor durante o dia a dia, musculação é a melhor terapia diária.


21
08/2018

COMO DESENVOLVER SEU “BUMBUM” ( PARTE 2 )

Postado em 21 de agosto de 2018

Um estudo de Leporace 2012 avaliou a atividade eletromiografica dos músculos do glúteo máximo, nos exercícios de agachamento livre e o afundo, eles observaram uma atividade de  ativação muscular por cerca de 85% no agachamento livre, mostrando sua eficiência. e cerca de 75% nos músculos do glúteo máximo, no segundo exercício.   Isso que dizer que o afundo é um excelente exercício para os glúteos.

Exercícios como leg press, agachamento sumo, agachamento hack, levantamento terra, stiff entre outros são ótimos para os glúteos. E podem estar presente nos seus treinos de membros inferiores.

“Gustavo então é só realizar todos esses no meu treino que vou ter resultados?” Não Não. Necessariamente não tem que realizar todos esses exercícios no mesmo dia ou no meu planejamento de treino mensal.

Todo e qualquer treino deve ser ajustado para seu determinado nível de treino, ter o volume correto é fundamental.

Não basta exercitar apenas uma parte de seu corpo. Treine superior e a inferior da mesma forma e sempre com intensidade


21
08/2018

COMO DESENVOLVER SEU “BUMBUM” ( PARTE 1 )

Postado em 21 de agosto de 2018

Sem generalizar, mas com toda certeza, todas as mulheres querem melhorar seus glúteos, deixar mais redondinho, aumentar, diminuir, mais lisinho, e por ai vai.

Mas que para isso aconteça é de caráter fundamental diminuir o % de gordura corporal e aumentar a quantidade de massa muscular. Esse é um trabalho duro, e dificilmente conseguimos ambos ao mesmo tempo com perfeição.

As grandes maiorias das mulheres possuem uma baixa quantidade de massa muscular, e para que isso seja bem trabalhado a ideal é realizar um treino e dietas focadas no aumento de massa muscular. É complicado aceitar a ideia de que o peso na balança pode aumentar ou até mesmo a celulite aumentar, trabalhar as variáveis de treino entre ajustes de carga, tempo de recuperação e ajuste de volume de treino fara uma grande diferença.

Depois de passar esse momento tortura e desespero, é mudado totalmente a estratégia alimentar e estratégia de treino, serão incluídos protocolos de treinos aeróbicos, juntos com seu plano de musculação, assim seu corpo ira tomando os moldes que tanto desejou.  Ambos os períodos são sacrificantes porem são fundamentais.

Agora de nada adianta saber de tudo isso se não souber de fato quais os exercícios que são fundamentais para trabalharmos os glúteos. Alguns dos exercícios para glúteos, mais amados por vocês mulheres como a extensão de quadril, (glúteo caneleira ). O efeito muscular muito abaixo do que outros exercícios. Mas isso não quer dizer que não possa ser utilizado. Cada treino deve ser adequado às peculiaridades de cada aluno fazendo toda a diferença.

Os glúteos precisam da ação do quadril e dos músculos isquiotibiais, além de uma boa estabilização da coluna lombar, Como o objetivo é a hipertrofia ou a queima de gordura, o foco deve principal deve ser em exercícios multiarticulares e gerais.


21
08/2018

EMAGRECIMENTO O QUE DEVO FAZER

Postado em 21 de agosto de 2018

“Gustavo o que tenho que fazer para emagrecer?”

A condição essencial para que o exercício possa ser eficaz no auxílio ao emagrecimento, é a Musculação com INTENSIDADE.

Baseados nas alterações fisiológicas provocadas por exercícios intensos, através de vários estudos já somos capazes de afirmar que quanto mais intenso for a musculação que, mais benefícios ele trará para o processo de emagrecimento.

Exercícios intensos provocam alterações mais positivas no EPOC e QR  na sua taxa metabólica de repouso quando comparados a exercícios com menor intensidade.

Quando trabalhamos a musculação de forma bem planejada e bem orientada, podemos causar as adaptações citadas acima.

“Gustavo o que isso quer dizer?” Que musculação emagrece sim. Um estudo bem bacana da Cynthia Gillete em 1994 mostrou que a musculação foi eficaz de forma positiva na melhora do EPOC e QR, quando comparados com os exercícios aeróbicos de moderada e baixa intensidade (caminhada).

“Gustavo mas eu gosto de fazer aeróbico” E quem disse que não pode, existem boas maneiras de deixar seu treino aeróbico bem intenso, como aumentar a velocidade, fazendo um trabalho intervalados, utilizando protocolos de HIIT, ou simplesmente aumentar o volume do seu treino.

Vocês sabiam que são necessários 250 minutos semanais para que seu trabalho aeróbico possa gerar um trabalho de adaptação positiva no emagrecimento comparado a um bom trabalho de musculação?

Você tem tempo para ficar praticamente 50 minutos por dia realizando trabalhos aeróbicos? Bom eu não tenho. Minha prioridade é musculação e a sua ?