30
07/2017

ABDÔMEN TANQUINHO?

Postado em 30 de julho de 2017

“Gustavo o resto esta bom é só a minha barriga que me incomoda o que posso fazer?”

“Gustavo só quero definir o abdômen”

Seu abdômen não é diferente dos outros músculos, deve ser treinados de forma correta para se conseguir um belo resultado. Treinar com intensidade. “Gustavo então posso treinar abdômen todos os dias?” Não antes de fazer questionamentos leia o texto! Sua musculatura abdominal deve ter um tempo de recuperação como qualquer outra. Treinar de 2 a 3 vezes na semana, e de forma correta é a melhor opção. ( Por favor não me venha com aquela historia “meu professor fala que eu posso treinar abdômen todos os dias porque um dia é a parte inferior, outra superior e depois oblíquo”, Manda ele estudar por favor). Fazer abdominal não vai fazer sua gordura abdominal diminuir, ela não serve como queimador de gordura. Não Não adianta fazer 1000 abdominais por dia para conseguir um tanquinho. Você não vai diminuir sua gordura abdominal só realizando os treinos. Ter uma dieta adequada para diminuir o seu % de gordura é fundamental para conseguir o tão sonhado tanquinho. Você quer um abdômen forte o uso de cargas nos treinos é fundamental porem deve ser de forma gradativa, então ser coerente no que fazer é preciso. Quer um belo abdômen, procure um Nutricionista, e um Profissional de educação física para lhe ajudar nos resultados.


29
07/2017

MAIS UM DO: O PORQUÊ DE VOCÊ NÃO EMAGRECER

Postado em 29 de julho de 2017

O maior erro no processo de emagrecimento é a estratégia que vocês estão aplicando durante a semana. “Gustavo eu como bem pouco carboidrato durante a semana” “Gustavo eu só como carboidrato na hora do almoço” “Gustavo eu coloco quase nada de sal durante a semana na minha comida”. Chega final de semana é você comendo em restaurantes, churrasco sábado de noite com os amigos, cerveja no almoço em família, tudo aquilo que você evitou durante a semana consumiu ao dobro sexta sábado e domingo.

Manter uma dieta adequada onde consiga ingerir a quantidade de carboidrato ou sal durante a semana, é fundamental para que ao chegar final de semana seu corpo não sentira um baque tão grande. Fazendo isso não será necessário aquele suco verde que você toma toda segunda feira de manha pra fazer um detox, ou iniciar um processo de jejum achando que vai compensar o estrago.

Manter sempre uma boa estratégia de alimentação é fundamental. “Gustavo não sei comer direito” Procura um Nutricionista qualificado que te prescreva muito mais comida do que suplementação. Não procure fazer algo que você não tenha conhecimento, que vai da MERDA. Somente um Nutricionista vai conseguir alinhar a sua alimentação dentro da sua realidade, para suprir as necessidades que seu corpo necessita.

Comer de forma saudável é fácil de aprender, o que eu mais vejo é IG e revistas de receitas saudáveis por ai, agora saber em que momento comer de forma saudável e o que comer na quantidade exata, poucas pessoas e qualificadas podem te ajudar.

Assim como tem muito Personal meia boca, tem muito Nutricionista meia boca por ai, então trate de procurar os melhores para te ajudar.


24
07/2017

AGACHAMENTO O MILAGRE DO BUMBUM PERFEITO

Postado em 24 de julho de 2017

Eu posso falar aqui todos os dias sobre treino de membros inferiores e sempre irão ter duvidas. “Gustavo pode treinar quadríceps em um dia posterior e glúteo no outro”?

Vocês devem entender que exercícios multi articulares como leg press, agachamento e suas variáveis, afundo, avanço, entre outros exercícios, existe uma grande ativação do quadríceps quanto do seu glúteo.

Alguns exercícios de forma bem aplicada no planejamento de treino, pode ser dado ênfase em determinadas regiões da perna. Isolar praticamente impossível. Realizar treino de membros inferiores em dias seguidos não seria a melhor opção para quem busca resultados. Podendo ate prejudicar ainda mais os seus ganhos. Treine de maneira inteligente com intensidade e forneça um belo descanso.

Agachamento livre: realizado adequadamente lhe permitira um belo ganho de massa muscular, nas regiões de membros inferiores, por consequência um aumento do seu metabolismo basal, favorecendo o emagrecimento. Ótimo exercício para  seu quadríceps e para seu glúteo, ajuda no ganho de força tanto nos membros inferiores quanto superiores. Possui uma media de 200 músculos ativados quando executado da forma correta, um dos exercícios que mais liberam o nosso hormônio do crescimento (HGH), e testosterona.

Todo mundo pode fazer o exercício de agachamento livre? Não. Embora agachar e levantar sejam um dos movimentos naturais do nosso corpo e um exercício do nosso cotidiano, por mais incrível que pareça muitos não sabem realizar o movimento corretamente. Por isso realizar exercícios educativos são fundamentais antes de agachar com uma barra nas costas com cargas altas e com boa amplitude. Ex: Levantar e sentar no banco, agachamento com bola suíça nas costas, agachamento no trx, entre outros podem lhe favorecer em executar o movimento de maneira correta, para que consiga bons resultados.


24
07/2017

CELULITE O TERROR DAS MULHERES

Postado em 24 de julho de 2017

Quase todos os dias recebo varias duvidas por e-mail ou Direct, a respeito de como pode ser um treino para diminuir ou eliminar a celulite.

O que é celulite: bolsas de gordura acumuladas por baixo da pele causando covas nas pernas glúteas e abdômen. Ela é caracterizada pelo aparecimento de ondulações da pele, dando aquele aspecto estranho de furinhos. Ela ocorre por degeneração do tecido gorduroso com deficiência de circulação. Os furinhos da celulite ocorrem devido ao aumento de gordura hipodérmica na pele.

“Gustavo o que causa celulite?”

1ª Genética, 2ª Alterações Hormonais, 3ª Problemas Circulatórios, 4ª Estilo de vida  (Má alimentação, sedentarismo, problemas emocionais, etc.)

Uma coisa que não se precisa muito de estudos é que de cada 10 mulheres 8 em todo mundo tem celulite. Mas não se desespere existem formas de combater os furinhos indesejados.

Celulite tem solução? Tem treino e dieta. “Gustavo é sempre treino e dieta sua resposta para tudo?” SIM. Não existem milagres, Não vai ser o crede da marca X que vai mudar se você não conseguir seguir uma alimentação adequada. Como falei 8 em cada 10 mulheres sofrem com celulite, e nada fara milagre sem muita luta.

Um planejamento de treino alinhado a uma dieta e muita disciplina você pode combater o excesso de celulite.


22
07/2017

DICAS PARA MELHORAR O SEUS GLÚTEOS

Postado em 22 de julho de 2017

“Gustavo porque minha perna melhora, mas meu glúteo nunca muda?” “Gustavo porque meu glúteo não aumenta?” “Gustavo o que tem de errado no meu treino de glúteo pode me ajudar?” “Gustavo tira uma duvida para mim meu treino de glúteo esta correto?”.

Seu glúteo não muda porque certamente você não treina de maneira correta. PONTO.  Treinar com intensidade é fundamenta para conseguir resultado. “Gustavo o que é treinar com intensidade?” Volte algumas postagens a traz e leia lá terá sua resposta.

Quando seu professor prescreve o treino lá na “fichinha” Hipertrofia 4 x 8 você coloca uma carga que faça 8 repetições e para? O grande erro da maioria de vocês ainda é se preocupar com a quantidade de repetições, se você conseguiu realizar as 8 repetições de forma fácil é porque o peso é mais leve do que você aguentaria. O mais correto é conseguir realizar dentro de uma margem de repetições, por exemplo, 8 a 12 repetições para ter uma referencia maior para conseguir chegar a falha muscular, seu musculo não sabe contar.

Chegar a falha muscular é o que realmente se faz necessário para o ganho de massa muscular, “Gustavo não sei como é chegar a falha” Chegar mais próxima dela possível já ira lhe ajudar a melhorar, além das outras variáveis como amplitude de movimento, cadencia e intervalo entre as series.

“Gustavo ate agora você só enrolou e não falou o que é bom para conseguir melhorar os glúteos”

Vamos ao que interessa, glúteo máximo é um musculo muito porte de uma tremenda resistência, tudo isso porque ele é fundamental na ajuda da sustentação do nosso tronco tendo uma função de estabilização. “Gustavo o que isso importa?” Importa que se você não conseguir treinar com boa intensidade não chegar ate a falha ele não vai mudar.

A utilização dos multiarticulares com boa amplitude é a melhor opção para melhorar como agachamento, leg press, afundo, levantamento terra, stiff, entre outros. “Gustavo e o glúteo 90º o famoso 4 apoios, eu sinto pegar bastante quando eu faço?”  Salvo algumas limitações de algumas alunas pode ser utilizado, porem não são as melhores opções, pois quando executado outras musculaturas auxiliam no movimento como sua lombar e o seu glúteo médio, causando uma falha muscular dessas musculaturas muito antes do seu glúteo máximo, deixando ele pouco exigido.


22
07/2017

SEU TREINO TEM DADO O RESULTADO QUE VOCÊ ESPERA?

Postado em 22 de julho de 2017

Você tem notado mudança no seu corpo durante os últimos treinos?

Há quanto tempo você vem treinando de maneira correta? Se é que você treina de maneira correta.

E a evolução do seu treino foi realizada uma progressão ou simplesmente uma mudança de exercícios?

Você não acha que esta na hora de rever o seu treino?

Será que o treino que esta fazendo é realmente eficiente?

Esta treinando com intensidade ou simplesmente saindo cansado da academia, porque o seu professor mandou você realizando muitos exercícios?

E agora como esta sua dieta? Esta comente de maneira saudável? Você que faz sua dieta ou você foi orientado por um nutricionista?

Fatos simples que muitos erram. Sem um norte dificilmente irão conseguir bons resultados, almejando o seu objetivo.


21
07/2017

OS BENEFÍCIOS DA MUSCULAÇÃO EM PACIENTES PORTADORES DE IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV)

Postado em 21 de julho de 2017

O vírus da imunodeficiência Humana (HIV) foi identificado pela primeira vez nos Estados Unidos no início da década de 80. Até hoje se estima que 39,4 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus em todo o mundo. No Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivem com HIV. Entre 1980 e 2009 foram registradas 217 mil mortes em decorrência da doença (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009).

A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).  Destruindo os mecanismos de defesa do corpo, provoca a perda da resistência, onde a fragilidade imunológica causa o aparecimento de outras doenças (MINISTERIO DA SAUDE; 2009).

Em uma breve revisão sobre exercício físico e HIV/AIDS, RASO v. et al; (2007), aponta que os exercícios com pesos talvez representem a mais importante estratégia na terapia de indivíduos com AIDS, devido ao fato de que tal intervenção possibilita a restauração e aumento da massa muscular

O Ministério da Saúde, em Recomendações para a pratica de atividades físicas para pessoas vivendo com HIV e AIDS, nos indica que, a atividade física e a prática regular de exercícios físicos, aumentam a disposição e a autoestima, além de ajudarem a prevenir os problemas causados pela lipodistrofia (dislipidemia, resistência à insulina, osteoporose) e as doenças cardiovasculares, sendo muito importantes para pessoas com HIV/AIDS.

A musculação feita com o auxílio de pesos é fundamental para garantir o aumento do volume do músculo. O treinamento, em geral, prevê cargas maiores e menos repetições. Mas, além do resultado óbvio, o exercício oferece inúmeros outros benefícios. A postura melhora e diminuem muito os riscos de sofrer de problemas de coluna, torções e lesões nas articulações, uma vez que os músculos fortalecidos acabam servindo de apoio para essas estruturas mais delicadas. Além disso, a prática prepara o coração para esforços intensos. (TREVISAN,2013)

Concluiu-se que a prescrição de musculação, realizados de forma regular e sequencial, sempre orientado por educadores físicos qualificados, é muito benéfico para pacientes com HIV/AIDS


21
07/2017

VAMOS MELHORAR AS PANTURRILHAS

Postado em 21 de julho de 2017

“Gustavo minhas panturrilhas não mudam nunca”

Ter panturrilhas fortes ajuda a equilibrar e manter uma simetria nas pernas, ajudando na força muscular e estabilidade.

Os músculos da panturrilha, em especial o sóleo, possuem uma grande quantidade de fibras tipo I, as chamadas fibras de contração lenta ou oxidativas (Andersen & Kroese, 1978; Sjogaard, 1982) trazendo implicações importantes ao desenvolvimento de grupamento muscular

Fundamental saber trabalhar, pois são solicitadas em varias atividades do nosso dia a dia e possuem uma boa recuperação. Exercícios que podem ser trabalhadas é Panturrilha Sentada, Panturrilha no Leg press, seja ele no leg horizontal ou no leg press 45º, Panturrilha vertical maquina, ou panturrilha em pé podendo ser unilateral ou com ambas as pernas.

Para se conseguir resultados de verdade deve ser trabalhada como os outros músculos com bastante intensidade, utilização de uma boa carga, e amplitude. Aplicar a quantidade de series e repetições necessárias para que garanta um bom estimulo muscular é fundamental, assim como saber qual dos exercícios utilizarem acordo com a sua necessidade é fundamental.

Garanta sempre conseguir utilizar uma boa amplitude de movimento, conseguindo guiar os seus calcanhares para baixo sobre a descida e levantando bem o seu pé para manter uma boa contração. Mantenha os seus joelhos em uma posição fixa para que consiga colocar o foco somente na panturrilha. Suas panturrilhas estão acostumadas diariamente a suportar a sua carga muscular então não será um peso ridículo que te dará alguma mudança.

Realizar um trabalho de alongamento na panturrilha é uma ótima opção para conseguir um bom resultado, um musculo encurtado é um musculo pouco desenvolvido. (Dupont Salter et al., 2003; Fujita et al., 2009), Essa dica é fundamental e principalmente para as mulheres que ficam diariamente utilizando saltos.


19
07/2017

ATE QUANDO TERÁ ERROS NO TRABALHO DE EMAGRECIMENTO?

Postado em 19 de julho de 2017

Ate quando vamos ver profissionais de educação física e nutricionista dizendo que fazer um trabalho aeróbico é a melhor opção para o emagrecimento?  Todo dia eu escuto “meu professor falou que se eu quero emagrecer tenho que fazer bastante aeróbico esta certo Gustavo?” “Minha nutricionista falou que não para eu fazer mais aeróbico do que musculação”. Em que mundo esse povo vive? Será que é falta de informação falta de estudo? (Outro dia escutei de uma Personal “você tem que parar de fazer musculação seus músculos está compactuando sua gordura”) É cada M que eu vou te contar.

Agora se você quer emagrecer, quer de verdade, Preste bem atenção.

Usar somente o aeróbico como principal fonte de emagrecimento vai acontecer coisas simples: perda de massa muscular, você certamente vai passar fome se seu nutricionista mandou você só focar no aeróbico é porque ele ou ela se preocupa somente com a balança, seu metabolismo ira ficar mais lento atrapalhando o seu gasto calórico em repouso. Aos poucos você deixara de emagrecer o que certamente te deixara chateada (a) irritada (o) fazendo com que você adquira todo aquele peso que você tanto sofreu para perder.

Agora se você de maneira inteligente consiga conciliar a musculação junto com aeróbico, respeitando uma dieta adequada coisas simples e positivas, como preservar e ganhar massa muscular, uma melhora na sua qualidade de sono, metabolismo acelerado,  pois( quanto maior o numero de  sua massa muscular no seu corpo maior e melhor será o seu gasto calórico em repouso = a uma melhora no processo de emagrecimento) “EU ACHO QUE TEVE MUITA GENTE PERDENDO ESSA AULA NA FACULDADE E NA PÓS GRADUAÇÃO”. E com tudo isso você muito feliz, pois estará realmente vendo uma mudança positiva no seu corpo.


18
07/2017

ESTOU GRAVIDA E AGORA POSSO CONTINUAR A MUSCULAÇÃO?

Postado em 18 de julho de 2017

Gravidez não é doença !! O que existe é um grande erro da grande maioria onde acabam negligenciando a pratica de exercício físico durante a gestação. Não estou falando para realizar qualquer coisa. Deve haver um belo cuidado ao se prescrever uma boa estratégia de treino para que as futuras mamães e bebes visando melhorar a sua saúde.

Possíveis benefícios da pratica de exercício físico durante a gestação:

1-Ajudar no trabalho de parto 2-Facilitar a recuperação do parto 3-Manter boa postura 4-Prevenir dor na região lombo-sacra  5-Melhorar o humor, a autoimagem, ansiedade. 6-Diminuir o risco de desenvolver doenças associadas. 7- Gasto energético (capacidade cardiorrespiratória) 8- Prevenção do ganho excessivo de peso

Ao orientarmos um planejamento de treino, deve se respeitar a individualidade de cada uma das mamães. Nem todas elas podem treinar, caso você venha de um período de sedentarismo estudos mostram que 20 minutos de caminhadas 3 x na semana, já são o suficiente para melhorar sua qualidade de vida e do bebe. Agora se você já tinha uma orientação e praticava exercícios físicos, de forma regular, continuar a pratica é fundamental para sua saúde e do seu filho.

A única certeza que se tem é a de que nós, profissionais que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade física agradável e segura, respeitando a individualidade e, principalmente, obedecendo regras básicas de bom senso. Precisa-se ter em

mente o processo que acontece durante a gestação e que provoca profundas alterações metabólicas e hormonais, modificando respostas às atividades físicas (BARROS, 1999).

Os exercícios para gestante deveriam incluir a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvessem força de determinados músculos. Normalmente, acredita-se que uma musculatura abdominal forte possa ajudar no processo de expulsão da criança. A força muscular dos membros superiores é também muito importante para carregar o bebê, que aumenta, cada vez mais, o seu peso (BARROS, 1999).

Nas prescrições iniciais de exercício aeróbio deveriam ser incluídas, no mínimo, três sessões semanais, com dias intercalados de exercício, cada uma com duração de 30 a 45 minutos. A intensidade de exercícios empregados deve manter uma média estável da frequência cardíaca

Numa faixa de 130 a 150 batimentos por minuto. A frequência mínima é de três vezes na semana e programados em diferentes atividades, duração e intensidade. Atividades onde existam contato físico e chances de queda são desaconselhadas (BARROS, 1999).

Uma questão importante para a mulher interessada em continuar um programa de exercício após a concepção é quanto tempo deve esperar para iniciá-lo. Devido ao grande estresse fisiológico e psicológico do parto e às mudanças hormonais que a ele se seguem, geralmente

Recomenda-se que os exercícios intensos não sejam realizados antes de uma a duas semanas após o parto. Existem grandes diferenças individuais, e as regras mais lógicas a serem seguidas são o desejo da mãe em exercitar-se a sua percepção das respostas fisiológicas quando da retomada dos exercícios (SKINER, 1991).