Quando iniciamos a pratica da musculação ocorrem mudanças nossa estrutura muscular, causado pela carga de intensidade aplicada durante o treino, gerando hipertrofia muscular melhora no condicionamento físico e resistência. Ao causarmos um stress muscular durante a pratica da musculação seja ela tensional ou metabólica, é provocada uma microlesão na musculatura.
“Gustavo o que tem a ver a recuperação nisso?” Tudo. A recuperação muscular ocorre na reparação dessas microlesões, restabelecendo a energia necessária no seu corpo. A recuperação é fundamental para ganho e no desenvolvimento muscular, se recuperando para um novo choque de estímulos nos próximos treinos. Se a sua musculatura não estiver totalmente recuperada, pode atrapalhar no seu desenvolvimento muscular, podendo causar ate uma futura lesão.
Quando buscamos a pratica de musculação da melhor maneira, artigos apontam que a recuperação ocorre de 48 a 72 horas, considerando que o praticante tenha uma boa alimentação, e pregando o descanso nesse intervalo. Para os que gostam de praticar atividades aeróbicas artigos apontam que de 24 a 48 horas o que depende da carga de treinamento.
Pregar a recuperação muscular na aplicação do desenvolvimento do planejamento de treino levara a bom fortalecimento muscular, crescimento e adaptação, e isso só ocorre no período de descanso.
Os dias para uma boa recuperação muscular dependera do seu objetivo de treino e a carga de intensidade aplicada, por isso é fundamental a orientação de um profissional qualificado de educação física.
Uma boa noite de sono, influencia muito na recuperação muscular, durante o sono ocorre a secreção do hormônio HGH ( hormônio do crescimento) que estimula o crescimento e a sua recuperação muscular, a construção óssea e queima de gordura, ajudando na recuperação muscular nos treinos fortes melhorando o seu desempenho.