31
05/2017

RECUPERAÇÃO MUSCULAR

Postado em 31 de maio de 2017

Quando iniciamos a pratica da musculação ocorrem mudanças nossa estrutura muscular, causado pela carga de intensidade aplicada durante o treino, gerando hipertrofia muscular melhora no condicionamento físico e resistência. Ao causarmos um stress muscular durante a pratica da musculação seja ela tensional ou metabólica, é provocada uma microlesão na musculatura.

“Gustavo o que tem a ver a recuperação nisso?” Tudo. A recuperação muscular ocorre na reparação dessas microlesões, restabelecendo a energia necessária no seu corpo. A recuperação é fundamental para ganho e no desenvolvimento muscular, se recuperando para um novo choque de estímulos nos próximos treinos. Se a sua musculatura não estiver totalmente recuperada, pode atrapalhar no seu desenvolvimento muscular, podendo causar ate uma futura lesão.

Quando buscamos a pratica de musculação da melhor maneira, artigos apontam que a recuperação ocorre de 48 a 72 horas, considerando que o praticante tenha uma boa alimentação, e pregando o descanso nesse intervalo. Para os que gostam de praticar atividades aeróbicas artigos apontam que de 24 a 48 horas o que depende da carga de treinamento.

Pregar a recuperação muscular na aplicação do desenvolvimento do planejamento de treino levara a bom fortalecimento muscular, crescimento e adaptação, e isso só ocorre no período de descanso.

Os dias para uma boa recuperação muscular dependera do seu objetivo de treino e a carga de intensidade aplicada, por isso é fundamental a orientação de um profissional qualificado de educação física.

Uma boa noite de sono, influencia muito na recuperação muscular, durante o sono ocorre a secreção do hormônio HGH ( hormônio do crescimento) que estimula o crescimento e a sua recuperação muscular, a construção óssea e queima de gordura, ajudando na recuperação muscular nos treinos fortes melhorando o seu desempenho.


27
05/2017

NÃO EXISTE IDADE PARA CONSEGUIR RESULTADOS

Postado em 27 de maio de 2017

“Gustavo tenho 50 anos ainda consigo bons resultados?” “Gustavo tenho 25 anos consigo melhorar meu condicionamento físico?”

Sabemos que a pratica de musculação é extremamente importante para sua saúde para o seu desenvolvimento corporal e prevenção de doenças. Muitos estudos atuais comprovam a eficiência da musculação provocando uma melhora significativa na saúde das pessoas. Benefícios como melhora e aumento da massa muscular, ganho de flexibilidade, aumento da massa óssea, melhora nas condições funcionais em pessoas com idades mais avançadas, aumento da força, disposição e menor numero de depressão.

A pratica da musculação independente da idade apresenta uma melhora na conservação da massa muscular. Cada dia mais a musculação vêm ganhando um papel fundamental tanto para manutenção da saúde quanto para amenizar os efeitos do envelhecimento, ajudando no ganho de força,  na prevenção de problemas articulares, e diminuição de gordura corporal.

Com o avançar da idade a probabilidade de acidades aumenta, praticar exercícios com o intuito de fortalecimento das musculaturas abdominais e paravertebrais, é fundamental para evitar problemas posturais.  Um planejamento de treino bem aplicado, independente da idade, ajuda na prevenção de dores lombares.

Fator estética, a musculação alinhada a uma alimentação saudável, age na mudança da sua composição corporal, deixando você mais magro(a), aumentando a quantidade de músculos, deixando você com uma aparência muito mais saudável e novo.  Ao realizarmos musculação fazemos com que nosso corpo exija um menor grau de esforço muscular, evitando assim riscos de alterações de pressão arterial e frequência cardíaca.

Não há duvidas que a pratica regular de musculação faz toda a diferença, ao amenizar os problemas no envelhecimento, e para quem ainda esta longe da terceira idade, manter a pratica ira forçar uma melhora nas suas capacidades físicas, com isso melhorando todo o sistema do praticante, na parte cardiovascular, respiratório, endócrino, motor e muscular.


23
05/2017

MUSCULAÇÃO AJUDA NO EMAGRECIMENTO?

Postado em 23 de maio de 2017

SIM !

Se você somente fizer dieta certamente você ira emagrecer. Agora uma dieta bem orientada alinhada a musculação com inteligência, você ira emagrecer muito mais.  Em ambas as estratégias haverá perda de peso pôr uma dieta sem a pratica de musculação, fara com que você tenha a perca de gordura corporal, mas também da sua massa muscular. Sempre comento em minhas postagens sobre emagrecimento, que emagrecer não necessariamente você ira perder o peso na balança, mas sim aumentar a sua massa muscular e diminuir o seu %% de gordura corporal, e somente a musculação realizada adequadamente resolve isso.

Quando um nutricionista orienta uma dieta para emagrecimento, alinhado a musculação o resultado final sem duvidas terá muito mais qualidade.

 “Gustavo mas eu quero ficar com X kg porque não posso perder massa muscular também?”

Perder massa muscular é perder saúde, força, rendimento, isso vai refletir em um cansaço mais intenso uma futura desnutrição e a diminuição da sua taxa metabólica. E ela quanto melhor estiver o seu metabolismo menor o % de gordura corporal em que você vai acumular.

RESUMINDO, fazer dieta sem praticar musculação poder muito mais prejudicial ao seu corpo do que benéfico, o segredo do emagrecimento é uma dieta bem orientada e saudável junto a pratica de musculação com inteligência.


22
05/2017

EU TREINO COM INTENSIDADE?

Postado em 22 de maio de 2017

Muitas pessoas ainda interpretam intensidade com volume de carga. A carga é um fato fundamental para hipertrofia, no entanto para se treinar com intensidade a outras maneiras que podem favorecer o seu treino, sem que você se preocupe inicialmente em colocar muita carga.

 Cadencia uma variável de treino que muitos desconhecem e ignora na hora de realizar o exercício, eu a considero muito mais importante do que realmente aumentar a carga em alguns momentos do seu planejamento de treino, pois ela esta ligada diretamente a amplitude do movimento na hora da realização de determinados exercícios, pois uma boa execução vale mais que encher de carga. No seu treino pode conter varias variações de cadencia 1010, 2020, 3010, 4020, 4040,0 6020, 6060 e por ai vai.  No meu site na pagina de duvidas frequentes tem uma breve explicação de como realizar a cadencia.

 Volume de treino é impossível treinar com extremo volume de treino isso me refiro a vários treinos que recebo de alunos como treinos anteriores, treino com 8, 10, 12, 15 exercícios em um só dia é inviável manter uma intensidade de treino durante 1:30 de treino que é o minimo que você demoraria para realizar tantos exercícios. Realizar um treino com um volume de 4 a 6 exercícios já se torna o suficiente para se conseguir resultados com o método de treino aplicado corretamente.

 RESUMINDO, se você se preocupa mais com a carga do que com a forma em que executa o exercício o seu treino não tem intensidade, se você, fica na academia mais de uma hora por dia o seu treino não tem intensidade. Quantidade não é qualidade, quando nos referimos a musculação.


22
05/2017

PORQUE SEU GLÚTEO NÃO DESENVOLVE

Postado em 22 de maio de 2017

Esse final de semana postei um breve artigo sobre os exercícios e as ativações musculares do glúteo, agora vou apontar alguns motivos que certamente vão ajudar a vocês a desenvolverem o seus glúteos da melhor maneira. Caso não tenha lido a minha postagem anterior leia assim ira facilitar o entendimento.

Muitas mulheres ainda cometem o erro de executar exercícios pouco eficientes para os glúteos, portanto faça um treino de verdade sem frescura. Use exercícios que vão realmente ajudar vocês a terem resultados de verdade, como os multiarticulares e de cadeia cinética fechada como os agachamentos e suas variações, Avanço, Leg Press e suas variações, terra, Stiff entre outros.

Amplitude, quanto melhor você conseguir realizar dentro dos seus limites articulares, ( CUIDADO NA HORA DE REALIZAR O MOVIMENTO, SE VOCÊ NÃO ESTIVER PRONTA PARA REALIZAR O AGACHAMENTO A BAIXO DOS 90º NÃO FAÇA), um bom trabalho de flexibilidade vai te ajudar a melhorar a sua mobilidade, inicialmente não se preocupe com a carga.

Pouca intensidade canso de observar na academia mulheres treinando com as amigas, mas passam muito tempo conversando e pouco treinando. Um treino bem elaborado com volume menor de exercícios aumentando a intensidade, se você quer hipertrofia chegue ate a falha, seus glúteos são fortes e resistentes, somente um bom treino ira lhe proporcionar um bom resultado.

Não menos importante dieta, se você não seguir uma dieta um plano alimentar especifico para hipertrofia, NÃO VAI TER RESULTADO.

O melhor exercício para o seu quadríceps é o melhor exercício para glúteo, portando o descanso muscular é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO, a divisão errada pode sabotar totalmente os seus resultados, REALIZAR TREINO DE PERNAS EM DIAS SEGUIDOS NÃO É UMA BOA ALTERNATIVA, existem variações de treinos que podem dar ênfase em determinada região da perna, mas é IMPOSSÍVEL ISOLAR TOTALMENTE, o descanso é fundamental para o resultado


20
05/2017

GLÚTEOS E SUAS ATIVAÇÕES MUSCULARES

Postado em 20 de maio de 2017

O sonho de consumo e todas as mulheres e a exigência de 90 % das mulheres que buscam a consultoria é MELHORAR OS GLÚTEOS. Antes de começar a falar sobre como deve ser trabalhado os glúteos vamos falar como é constituído na parte anatômica: Seu lindo e belo glúteo é formado por vários músculos, Glúteo máximo, médio, mínimo, obturatorio interno, e externo, periforme, quadrado femural, gêmeos superior e inferior.

Na parte estética os glúteos máximo e médio, são os que aparecem e fazem o sucesso, quanto aos outros músculos, pelo fato de serem menores, sofrem pouca ação durante os movimentos do seu treino.

Glúteo máximo ativado nos movimentos de extensão e rotação lateral de quadril, já o seu glúteo médio, participa dos movimentos de flexão, adução e rotação medial de quadril.

Quase todos os estudos que envolvem ativação muscular são realizados através de exames de eletromiografia.  Um estudo realizado pela Universidade de Boston foi realizado um estudo 36 pessoas durante os exercícios como Leg press 45º, agachamento livre e o popular glúteo 90º entre outros exercícios. Os resultados comprovaram que os exercícios mais dinâmicos  como agachamento promove uma maior ativação muscular, do glúteo máximo, cerca de 30 a 35 % e o exercício que a mulherada adora o glúteo 90º tem uma leve ativação em media de 10 a 15 %, o Stiff teve uma ativação de 25 a 30 % e o leg press 45º teve uma ativação de 18 a 22 % e o Afundo teve uma grande ativação tanto do glúteo máximo quanto do glúteo médio.  O estudo foi realizado com cargas leves, também foi apontado no estudo que quanto maior a amplitude e carga utilizada durante a execução principalmente do agachamento a ativação muscular se torna ainda maior, em alguns momentos tendo uma ativação maior que a do próprio quadríceps.

Os estudos só servem para comprovar que a musculatura do glúteo, é caracterizada de grande resistência e força, e que para se conseguir resultados verdadeiros devem realizar os exercícios adequadamente, com amplitude adequada e carga correta. Isso não quer dizer que você deve agachar profundo e colocar uma carga exorbitante, antes de realizar qualquer exercícios tenha a certeza de que esta realizando adequadamente.


17
05/2017

AS ORDENS DOS FATORES ALTERAM O RESULTADO FINAL

Postado em 17 de maio de 2017

“Gustavo tenho que seguir a ordem do planejamento de treino que você me passou?”

SIM. Aquele velho  ditado popular que diz A ordens dos fatores não altera o produto. Altera sim na musculação muito.

Quando é feito a prescrição do planejamento de treino, é analisada toda uma anamnese onde possa buscar e analisar o nível de treino do aluno, dentro do seu histórico de treino, respeitando sua individualidade biológica, conforme o seu objetivo e tempo disponível para frequentar a academia, depois dessas informações escolho qual metodologia de treino será aplicada e por ai vai.

“Ta Gustavo a onde entra os exercícios?” A ordem dos exercícios é fundamental pois ela é uns dos fatores que determina o volume de intensidade do seu planejamento de treino, a quantidade de exercícios, a escolha de exercícios e o método se refere ao nível de treinamento de cada individuo. Um aluno que esta iniciando na academia, o treino dele pode ter um volume maior de exercícios normalmente de 10 a 12 exercícios por treino, pois não tem a necessidade de fazer a divisão por grupos musculares, deve ser sempre trabalhado o corpo como um todo. ( Quanto mais volume de exercício menos intenso o treino ) iniciantes não tem a necessidade de chegar a falha muscular.

Muitos artigos mostram que dar prioridade a exercícios multiarticulares nos planejamentos de treinos de alunos de nível intermediário e avançado, torna o seu treino mais eficiente, do que dar prioridades a exercícios isolados. A aplicação de alguns métodos de treinos mais avançados lhe permite realizar um bom treino fazendo a utilização de somente 4 a 5 exercícios, obviamente que isso pode variar de acordo com a individualidade de cada um.


15
05/2017

MELHORANDO MINHAS PERNAS EM 3.2.1

Postado em 15 de maio de 2017

Antes de começar o mimimi, de “Gustavo não quero  minhas pernas grandes, quero afinar” “Gustavo quero afinar minhas pernas” “Gustavo quero aumentar minhas pernas como eu faço me da dicas”. Dicas eu dou sempre em todas as postagens. Sempre explico que há uma grande diferença nas constituições físicas dos homens e mulheres, isso é na quantidade de massa  muscular, e na produção hormonal, e geralmente as mulheres e homens só tem os mesmos objetivos na musculação quando nos referimos a treinos de pernas.

Sabe qual a diferença na prescrição de treino de homens e mulheres? NENHUMA. Para que não tenha mimimi de novo vamos homens não realizam exercícios específicos para glúteos, mas todos os homens que querem resultados de pernas devem agachar. Se você não faz dieta não adianta perder o seu tempo realizando o melhor treino do mundo, certamente terá o seu tempo perdido. Não vai ser o treino que eu prescrevo para você que fara diferença no seu resultado se continuar tendo uma dieta desregulada.

Se você quer treinar perna de verdade esqueça o aquecimento tradicional na esteira, transport ou na bicicleta de 10 a 20 minutos, você estará gastando todo o seu estoque de glicogênio e seu treino de musculação não vai render. Fazer aeróbico em excesso antes da musculação acaba com a gasolina da maquina.  Depois não me venha reclamar se não segue o treino. Não realize divisão do seu treino de pernas SIM SIM SIM, voce deve treinar quadríceps, posterior de coxa e glúteos no mesmo dia. “Gustavo mas o treino vai ficar longo se eu treinar tudo no mesmo dia!! “ NÃO vai se o seu treino for bem planejado com no máximo 5 exercícios você consegue trabalha sua perna em um todo.

“Gustavo posso dar ênfase em determinada região da perna?” SIM desde que mantenha o intervalo de descanso entre um treino e outro pode realizar assim sem problema.

“Gustavo como eu posso fazer isso?” ME CONTRATA.  “Gustavo tem como eu realizar um treino para definir as pernas? SIM “E como eu faço”?” ME CONTRATA. Não existe a possibilidade de eu orientar um treino para ninguém antes de uma avaliação de nível de treinamento, nível de condicionamento físico, objetivo, dias disponíveis para treino, entre outros históricos fundamentais na prescrição.


13
05/2017

A INFLUENCIA DAS PERNAS PARA MELHORIA DOS MEMBROS SUPERIORES

Postado em 13 de maio de 2017

Postagem que serve tanto para os marmanjos quanto para as mulheres, um belo treino de membros inferiores influencia diretamente no desenvolvimento dos seus membros superiores e simetria muscular.

Como mencionei nas postagens de hipertrofia de membros inferiores, o nosso corpo funciona em perfeita harmonia, fazendo a liberação de uma serie de hormônios, como Testosterona, GH, entre outros hormônios anabólicos.

Sabemos que a hipertrofia não é fácil, que é exigido uma carga muito grande de treinamento, para que durante o treino o seu corpo seja estimulado a o ponto em que a liberação desses hormônios seja de grande qualidade, isso tudo depende da carga aplicada, método de treino utilizado, escolha dos exercícios, quantidade de series e repetições.

Quanto maior for o musculo estimulado mais intenso deve ser o treino para que tenha uma melhora na liberação dos hormônios. “Gustavo o que você quer dizer com isso?” Que quando realizamos um belo treino de pernas é o momento em que nosso corpo libera uma maior quantidade de hormônios.

Um artigo apresentado no International Pre-Olympic Scientific Congress on Physical Activity, Sport and Health, Dallas, 1996. Compararam dois grupos de atletas, um grupo fez um treino somente de tríceps outro grupo fez o treino de tríceps e membros inferiores, e adivinha qual o resultado? O segundo grupo teve uma melhora tanto de tríceps quando de membros inferiores, muito além do grupo que somente treino um musculo isolado. Realizar um belo treino de membros inferiores tem um bom aumento de GH, testosterona durante o treino e no pôs treino.

Para o povo que não gosta de treinar perna, e fica reclamando que não sabe o porquê não tem resultado ta ai sua resposta, se quer aumentar seu braço, faça perna, se quer aumentar seu peito, treine perna, e por ai vai. Treinar membros inferiores deve ser sagrado, para quem busca resultado.


12
05/2017

RESULTADO CONSULTORIA ONLINE ELIDA ARAUJO

Postado em 12 de maio de 2017
ELIDA Mora nos E.U.A a um mês contratou a promoção da consultoria online trimestral.  E já nos primeiros 30 dias de treino teve uma ótima mudança ELIDA : Essa semana já senti mais diferença de peso e disposição!! E não me pesei mais todos os dias e hoje pela manhã me pesei e tive a surpresa de não estar mais na casa dos 60.