A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA MULHERES NA GRAVIDEZ

Existe, um grande mito, de que mulheres gestantes não devem fazer atividade física, ou como muitas pensam que Gravidez é doença que a vida para durante 9 meses sem pode fazer nada, pelo contrario, é uma etapa  onde você deve se tornar ativa na pratica de exercício físico, a não ser que esteja em uma gravidez de risco.

 Com uma evolução maravilhosa da ciência alinhada a uma grande procura nova de informações, é sempre levantada a relação risco beneficio do exercício durante a gravidez, o que se torna fundamental a criação de consenso sobre a recomendação, da pratica.

Os exercícios para gestante deveriam incluir a combinação de atividades aeróbias envolvendo grandes grupamentos musculares e atividades que desenvolvessem força de determinados músculos. Normalmente, acredita-se que uma musculatura abdominal forte possa ajudar no processo de expulsão da criança. A força muscular dos membros superiores é também muito importante para carregar o bebê, que aumenta, cada vez mais, o seu peso (BARROS, 1999).

Gravidas que praticam exercício dantes da gestação, e continuam a fazer durante a gravidez, tendem a ter um aumento de peso menor e a parir crianças com menores pesos, e todas as mulheres que se mantem ativas tendem a ter uma menor dor durante o parto.

Recomendações, ter uma liberação medica, profissional de educação física nenhum deve aplicar alguma forma de exercício, sem a liberação, não deve aumentar o seu nível de treino durante a gravidez, 2 a 3 vezes na semana durante 30 a 45 minutos já se torna o suficiente, manter o corpo sempre hidratado, manter o nível de temperatura corporal equilibrado, manter sempre o controle da frequência cardíaca durante o treino.

A única certeza que se tem é a de que nós, profissionais que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade física agradável e segura, respeitando a individualidade e, principalmente, obedecendo a regras básicas de bom senso. Precisa-se ter em mente o processo que acontece durante a gestação e que provoca profundas alterações metabólicas e hormonais, modificando respostas às atividades físicas (BARROS, 1999).

Fundamental o papel dos profissionais de saúde na educação, não só das grávidas mas também da população em geral, para promoção de estilos de vida saudáveis como a prática de exercício físico regular. Na gravidez é importante informar as mulheres de forma a reforçar os aspectos benéficos do exercício físico no bem estar da grávida e do futuro bebé, na tentativa de incentivar para o início e manutenção da prática de atividade física regular.

BARROS.T.L; GHORAYEB, N. Exercícios, Saúde e Gravidez – in: O Exercício -Preparação Fisiológica, Avaliação Médica, Aspectos Especiais e Preventivos. Ed. Atheneu, 1999.


(Esse artigo já foi lido 236 vez(es). Hoje foi lido 1 vez(es) )



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*